Artes

Um breve resumo sobre Pop Art

img-mario

Não, isso não é o nome do CD da Lady Gaga ao contrário… Pop Art é um estilo artístico que surgiu entre as décadas de 50 e 60 na Inglaterra, mas conseguiu maior popularidade nos Estados Unidos. Como todo movimento artístico a Pop Art foi um movimento que fazia crítica à sociedade da época que estava voltada para o consumismo e com isso buscavam ressaltar as falhas do sistema. Estavam mais preocupados em “ter do que ser”.

Dentre as principais características da Pop Art as que mais se destacam são:

  • A utilização de objetos e cenários do para fazer uma crítica a sociedade pós-moderna;
  • Chamar atenção para objetos que não eram vistos como arte;
  • Ser um tipo de arte de baixo custo por poder ser produzida em massa;
  • E seu constante uso na atualidade.

O último item é estranho, não é? Sabia que neste momento você pode estar usando Pop Art? Isso acontece por que a esse estilo artístico foi o que mais causou impacto no mundo da moda e do design. Um grande exemplo é um dos artistas mais conhecidos deste movimento Peter Thomas Blake que utilizou deste estilo para criar a capa álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Curioso? Confira abaixo mais algumas amostras de Pop Art que passam meio que despercebidas e que a maioria de nós adora.

Love - Robert Indiana Andy Warhol – Propaganda para a Coca-Cola Mickey por Calrton Reis Campanha da Converse – Power Pop, by Onio

 

Fontes:

http://www.brasilescola.com/artes/pop-art.htm

http://www.infoescola.com/artes/pop-art/

http://www.historiadaarte.com.br/linha/pop.html

Clique aqui para comentar ( )