Design

Um convite a Marte

-Dá para tocar as nuvens? Por que o céu é azul? O sol está nos seguindo! Os ET’s vem de Marte?

Indagações e afirmações que crianças fazem e consideramos até fofas mas que na realidade são questionamentos analisados a fundo por astrônomos, físicos, cientistas… Admita, em algum momento de sua existência o universo além Terra já lhe atraiu! Somos estimulados pela mídia, pelos desenhos animados, e principalmente pelas produções cinematográficas.

A NASA a muito vem explorando a busca por água em Marte, e recentemente foi confirmada essa hipótese. Coincidência ou não, mas no dia 28/09/2015 é postado o material no site da NASA confirmando evidências de água em Marte, enquanto que no dia 01/10/2015 foi lançado o filme “Perdido em Marte”. Seria esse um estímulo ao público para acreditar na evidência? Ou simplesmente, foi por acaso as datas próximas? Quem sabe! Sem dúvida, foi tudo muito bem pensado, talvez até seja um convite indireto a marte!

154546

Sinopse: Durante uma turbulenta missão à Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma tempestade violenta e deixado para trás por sua tripulação. Watney, porém, sobreviveu e encontra-se preso e sozinho no planeta hostil. Com apenas poucos suprimentos, ele deve contar com a sua criatividade, inteligência e espírito de sobrevivência para encontrar uma maneira de sinalizar a Terra que ele está vivo. Há milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer “O Marciano” para casa, ao mesmo tempo seus colegas de tripulação traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate. Conforme essas histórias de bravura incrível se desenrolam, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney. 

O filme chega aos cinemas já com possibilidade de Oscar 2016, pelos efeitos visuais bem elaborados, dando sensação de realidade, como é o caso da tempestade no primeiro ato, que provoca aflição nos personagens, fornecendo a nós uma imersão na cena, surpreendente! Alguns recomendam, portanto, que assista-o em 3D! Foi elencado entre os principais filmes que fizeram bom uso da tecnologia 3D, como ‘Avatar’, de James Cameron e ‘As aventuras de Pi’, de Ang Lee.

Quando estreado no Festival de Toronto 2015, tanto o diretor Ridley Scott e a atuação de Matt Damon foram muito bem aplaudidos.

Com certeza, o filme vai inspirar crianças a se tornarem futuros astronautas e vai despertar nos adultos o assunto que vem sendo muito tratado ultimamente, a possibilidade de morar em Marte. Claro, que ainda é uma ideia que está em processo de testes e análises, contudo muito possível de acontecer em  breve!

Bom filme a todos!

Curiosidades:

  • As filmagens passaram por Budapeste, pelo sul da Jordânia, em Wadi Rum, também conhecido como o Vale da Lua, uma paisagem icônica usado em filmes, tanto para trás como Lawrence da Arábia.
  • A NASA foi consultada durante a produção do filme a fim de obter os aspectos do espaço e viagens espaciais, especificamente em relação a Marte, com o máximo de rigor.

Fontes:

http://mars.nasa.gov/news/whatsnew/index.cfm?FuseAction=ShowNews&NewsID=1858

http://geekcafe.blog.br/cinema/perdido-em-marte-critica/

http://cinepop.com.br/perdido-em-marte-atuacao-de-matt-damon-e-3d-sao-ovacionados-em-toronto-103484

 

 

Clique aqui para comentar ( )