Fotolia

Um papo sobre criatividade

Olá pessoas, hoje vamos bater um papo sobre criatividade – essa ‘ferramenta’ que nos dá toda a liberdade para nossas criações.

Bem, segundo o dicionário, criatividade é originalidade; qualidade da pessoa criativa, de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua. Essa capacidade de inventar, de criar, de compor a partir da imaginação.

Melhor explicação que essa, impossível!

A ideia do artigo de hoje é deixar algumas dicas para nos ajudar em nossas criações. Essas dicas são de gancho pessoal, eu ás utilizo quando estou sem ideia pra fazer algum projeto. Então, qualquer dica é bem-vinda. ;)

# 01 – RABISQUE TUDO!

scribbling-152216_1280

Não importa onde você está, anote/rabisque suas ideias. Nós criativos, passamos o dia todo tendo ideias sobre milhares de coisas, é um processo natural. Imagina se anotássemos essas ideias e colocássemos em prática? Milhares de bons resultados sairiam! Quanto mais ideias você anotar, mais prática você dará para seu cérebro; ele se acostumará a ser turbinado por ideias novas todos os dias.

Os rabiscos podem ser em forma de desenho, caso você saiba desenhar; ou podem ser anotações sobre ideias que você tem sobre algum projeto.

Ande sempre com um bloco de notas. Aproveite o tempo livre que você tem: estando esperando numa fila de banco ou esperando o ônibus, use esse tempo para gerar ideias sem comprometer o seu dia e sua rotina.

#02 – TOME UMA BOA DOSE DE INSPIRAÇÃO TODOS OS DIAS

É muito comum estarmos sem ideias e procurarmos por algum tipo de inspiração para podermos dar ‘um norte’ para o projeto. Mas e se invés de ser uma vez ou outra, fosse todos os dias? Eu garanto que seus dias serão muito produtivos e muito, muito mais criativos. A inspiração não precisa ser somente através de belos trabalhos, ilustrações e composições, mas pode ser através de coisas do dia a dia. Eu mesmo, me inspiro com pequenas coisas do dia: um sorriso de uma criança, gentilezas e principalmente, uma boa música. É incrível como uma música inspira o meu dia e acredito que o de vocês também, certo?

Viva inspirado, busque todos os dias algo que te deixará feliz e animado para construir seus Jobs. Aproveite os mínimos detalhes do seu dia, eles são importantes e nos deixam felizes. Além, é claro: nos inspiram.

creative-be-creative-write-bulb-idea-paper-pen

#03 – NUNCA SE LIMITE!

Ás vezes, por pensarmos que não conseguirmos certas coisas, acabando nem tentando. Nós, designers, conhecemos nossos limites, sabemos exatamente o que podemos e o que não podemos fazer, isso é natural. Ás vezes vemos aquela manipulação de ‘outro mundo’ e pensamos: “eu nunca vou conseguir fazer isso”. Cara, sai dessa! Esse pensamento não ajuda em nada sua alto-estima. Mesmo que você não consiga o mesmo resultado (por falta de habilidades) tente com as habilidades que você tem. É mais fácil tentar (mesmo sem conseguir o resultado igual) do que não tentar por medo. Quando você se desafia, você se motiva mais a estudar e vai perdendo o medo em você mesmo. Sacou?
Conheça bem seus limites, mas se desafie o tempo todo. Isso fará você ter mais confiança em você mesmo, pode ter certeza.

22

#04 – PROCURE CONTEÚDO DE QUALIDADE

Um dos maiores inimigos da criatividade, é conteúdo desnecessário. Ás vezes o cérebro se enche com tanta coisa desnecessária que acaba sem conseguir produzir nada. Busque por conteúdo de qualidade e diversifique tudo. Não é interessante ler apenas sobre um mesmo assunto. É muito interessante ler/ver/ouvir conteúdo sobre design, ajuda muito. Mas dê atenção para outros conteúdos também, pode ser qualquer tipo de conteúdo, mas precisa ser de qualidade e que contribua pra sua vida e conhecimento. Esse conteúdo pode ser de várias formas: livros, filmes, internet… apenas procure conteúdo inteligente e evite informações que não trarão nada de bom para seu dia. ;)

marketing-de-conteudo-1024x550

#05 – NÃO PROCRASTINE!

Um dos maiores ‘males’ dos designers é a bendita procrastinação. Procrastinação é o basicamente ação de atrasar tarefas. Aquele velho pensamento: “ah, depois eu termino isso”. Além de atrasar seu dia, dificulta o processo de criação – parar no meio de um job por preguiça é o mesmo que dar um freio na sua criatividade.  Esse tipo de atraso é muito comum para todo mundo, principalmente para designers que trabalham em Home Office. Precisa se ter muito cuidado e seguir uma disciplina para não cometer tais erros. Procure estabelecer pequenas regras e metas no seu dia, dessa forma você conseguirá ser mais produtivo e fará suas coisas no tempo correto. Tente estabelecer tarefas para todos os dias e as cumpra.

Tome cuidado com as redes sociais, elas nos distraem muito e nos fazem perder o foco. Se policie para não perder tempo demais em conversas e status. Não que não se possa usar, mas com cuidado e se for extremamente importante. Eu tenho certeza que se conseguirmos aplicar pelo menos essa última dica no nosso dia, as coisas serão muito, mais muito diferentes, pode ter certeza!

sddd

Como falei antes, essas dicas são de gancho pessoal. São as que tento seguir todos os dias. Caso você se identifique com algumas dessas, fala nos comentários. Se tiver outra dica que nos ajude, fala nos comentários também.

Abraços e uma xícara de café. ;)

Clique aqui para comentar ( )