Veículos para morar

Qualquer tipo de espaço interno, em geral, pode ser objeto de trabalho de um designer de interiores. Os ambientes residenciais – maior parcela do mercado e alvo mais comum dos profissionais da área -, ambientes comerciais, escritórios, cenários e galerias também entram na lista. Porém, alguns locais mais incomuns e fora do conhecimento do grande público também são muito bem planejados e criados por designers de espaços. Os motor homes são exemplos que ilustram muito bem essa afirmação. Não sabe do que se trata?

Pela expressão em inglês, é possível ter uma ideia do que é. Um motor home nada mais é do que um veículo, seja ele ônibus, van ou caminhão, adaptado interiormente para tornar-se uma casa. Isso mesmo: por dentro de grandes veículos, é possível encontrar todo o conforto que um morador precisa, com quarto, sala, cozinha, banheiro e até varanda. Em geral, quem mora em um destes leva o hábito como um estilo de vida. Cerca de 1800 pessoas em todo Brasil moram em seus motor homes e 2000 em trailers, tidos como segunda ou única casa, segundo dados da Associação Brasileira de Campismo (Abracamping).

A história dos motor homes tal qual conhecemos hoje teve início no começo do século XX nos Estados Unidos, onde a cultura dos acampamentos começa a dar lugar às alterações em veículos assim que os primeiros modelos foram lançados. Seja para promover peregrinações religiosas ou simplesmente se deslocar por várias cidades, o modelo Ford T e outros, por exemplo, passavam por adaptações rústicas que incluíam camas, banheiros e outros utensílios no interior dos carros. Mais recentemente, os trailers norte-americanos, bastante conhecidos, também viraram uma maneira comum de se viver dentro de automóveis, viajando conforme a necessidade. Até hoje, os Estados Unidos são referência no assunto motor home, reunindo o maior número de veículos e moradores. Algumas fotos históricas sobre o assunto podem ser vistas aqui.

O designer de interiores entra nesse contexto como o responsável por fornecer soluções inteligentes para a organização do espaço interno dos motor homes. De tamanhos variando de médios a grandiosos, mas em geral com 12 a 20m² de área interna, os lares ambulantes precisam contar com o máximo possível de aproveitamento de espaço, móveis multiuso e parâmetros ergonômicos bem resolvidos. Mas não pense que a decoração de motor homes parou no tempo, pelo contrário: hoje em dia, recursos tecnológicos sofisticados ajudam a resolver grande parte dos problemas de espaço e de descarte de dejetos, e ainda conferem um toque de luxo aos ambientes. Quer uma prova? Assista o vídeo abaixo e veja o quão evoluído pode ser um lar construído dentro de um caminhão.

Materiais como revestimentos, móveis, marcenaria personalizada, eletrodomésticos, eletrônicos e acessórios, utilizados na decoração de um ambiente fixo, também são aplicados na decoração interna dos veículos. Quem mora em um motor home não sente tanta diferença, no quesito decoração, em relação a uma casa comum – exceto pela possibilidade de levá-la para onde quiser, conhecendo novos lugares. Os campistas, como são chamados os donos dos veículos, reúnem-se em encontros bastante conhecidos no meio, onde o principal foco é a confraternização. Aqui no Brasil, nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, acontecerá um destes eventos: o Brasil Motor Home Show, uma exposição que contará com a presença de campistas, expositores, fabricantes e interessados em conhecer mais a respeito do assunto. Uma oportunidade para conferir não só os automóveis, mas também a atuação do designer de interiores no planejamento de espaços, fornecendo soluções além das que estamos acostumados a ver.

Escrito por Mariany Carvalho

Clique aqui para comentar ( )