Design

Vem criatividade!

Por mais que tenha pesquisado por horas sobre algo, ter buscado referências e planejar,  na hora de criar, trava. Mas o que aconteceu? O caminho estava certo. É, muitas vezes ficamos angustiados com essa situação e vem o pensamento que a criatividade já se esgotou.

Existem algumas atividades que ajudam a desbloquear o caminho para que ideias venham com mais facilidade.

Mas antes de começar, você conhece as etapas do processo criativo?

Apresento aqui quatro etapas do processo, mas existem pesquisadores que colocam mais opções que não deixam de ser necessárias, mas nesse momento não é essencial.

-Análise: É a fase depois da identificação do problema, se realiza pesquisa, planejamento etc. É uma preparação que antecede os próximos itens, serve para dar um direcionamento para não esquecer do objetivo inicial.

-Incubação: É a pausa depois da análise, serve para que o inconsciente trabalhe para procurar soluções que o consciente não consegue encontrar.

-Esquentamento: O rascunho ganha lugar nesta fase, depois da incubação, ideias como um flash chegam a todo momento e o caminho se clareia a cada esboço. 

-Iluminação: Hora em que a grande ou melhor solução aparece, depois de um longo processo de pesquisa e análise.

Bem, depois que você viu que existem essas etapas, podemos dar continuidade ao tema proposto inicialmente:

Descanse

Depois de muitas horas concentrado em algo (etapa da análise), a tendência é que o pensamento fique lerdo. Uma ótima opção é o descanso, aproveitar o momento do cafezinho, caminhar ou apenas sair do foco por um instante, ajuda muito, porque o seu inconsciente procura a resposta (incubação), mesmo que não esteja pensando no assunto.

café- freepick

 

Medite

A ciência já comprovou que a meditação traz vários benefícios para a mente e o corpo. A prática constante ajuda a reduzir o stress, isso é um ponto a favor para quem trabalha em uma agência, as vezes é uma correria e o cliente quer para ontem a campanha.

Separe um momento só para você, escolha um local calmo e faça alguma prática de meditação por alguns minutos, respire corretamente e deixe que os pensamentos fluam, é neste instante que as ideias vão surgir.

Vale a pena pesquisar mais sobre o assunto.

meditar- google

 

Converse

Conversar com os colegas sobre o tema do seu projeto serve como uma ótima oportunidade para descontrair e ouvir opiniões e visões alheias. Isso vai ajudar no seu processo de criação, já que algo que alguém diga pode ser um gatilho para a solução ou apenas o caminho.

amigos- free

 

Por fim, não coloque limite na hora de pensar, se a ideia que veio é ruim, legal, pelo menos teve a oportunidade de analisar, descartar e não perder tempo com algo que não é viável. A criatividade vem da prática e da bagagem de conhecimento, mas é sempre bom ter uma carta na manga quando ela trava.

Imagens: Google e Freepik.

Clique aqui para comentar ( )