Freela e Startup

Viajar pelo mundo e trabalhar como freelancer

Quem nunca sonhou em poder viajar pelo mundo, conhecer os diferentes países e as suas culturas e ao mesmo tempo trabalhar.

Se já trabalha como freelancer, será mais fácil começar a ter uma vida nómada e trabalhar remotamente em qualquer parte do mundo, apenas precisa de ter em atenção algumas regras.

Uma nova era

Estamos a entrar numa época em que o trabalhador deixou de estar obrigatoriamente ligado a um espaço físico, podendo-se trabalhar em qualquer parte do mundo.

Atualmente ter acesso à internet nos mais diversos locais do mundo é muito simples.

Apenas precisa de levar algum material de trabalho, que precise e poderá estar a trabalhar hoje, na Alemanha e na semana seguinte na França.

Aspetos positivos de trabalhar remotamente

Quando se trabalha em casa ou a partir de um qualquer ponto no mundo, significa de imediato que a pessoa não perde tempo na deslocação e logo terá mais tempo para o que é realmente importante, por exemplo, realizar um bom trabalho e ainda conhecer uma nova cidade.

Como trabalhar remotamente

É muito simples, apenas precisa de ter em atenção dois aspetos:

  • Transmitir confiança ao seu cliente, mesmo à distância;
  • Conseguir angariar novos clientes sem ter reuniões presenciais.

Criar regras

É preciso estabelecer algumas regras, não se esqueça que não é turista, mas sim um trabalhador. Cada um poderá estabelecer as suas regras mais vantajosas.

Como por exemplo, o número de dias a permanecer na mesma cidade, para que a consiga conhecer sem pressa e ao mesmo tempo trabalhar e definir o número de horas que trabalha por dia.

Angariar novos clientes

Este é um aspeto muito importante, pois para continuar a viajar precisa de dinheiro ou seja clientes.

Se já trabalha como freelancer, já deve saber e ter alguns métodos de marketing para angariar clientes.

Alguns métodos são:

  • Inscrição em sites onde procuram profissionais para alguns trabalhos na sua área;
  • Manter o contacto com amigos (nunca se sabe quem conhecem);
  • Redes sociais;
  • Parcerias com empresas;
  • Pedir referências.

Poderá demorar a construir um bom número de clientes, no entanto o esforço será recompensado.

 

Quando começar

Saber o momento exato para começar a sua nova vida é complicado.

O melhor será, começar a trabalhar os seus clientes atuais, tentando evitar reuniões presenciais e adquirindo novos clientes sem os conhecer pessoalmente.

Quando conseguir resolver todos os problemas com os seus clientes, sem ter de estar presente, é o momento certo.

 

A primeira viagem

Escolha o primeiro destino, o mais barato possível para que possa investir a nível de marketing e web, caso seja necessário.

 

 

Não se esqueça, antes de embarcar nesta aventura, crie uma boa poupança, caso tenha algum problema. Nem sempre será fácil, por vezes o local onde está a trabalhar ou é desconfortável, ou tem a internet muito lenta, no entanto, no final do trabalho, irá dar um mergulho nas mais belas praias do mundo ou jantar no restaurante mais alto do mundo.

É como em todos os trabalhos, tem os seus lados bons e maus, agora você é que terá de analisar e escolher o que prefere para a sua vida.

Clique aqui para comentar ( )