Artes

Vídeo Aula Design Culture – Dupla exposição Photoshop

Hoje vamos falar de uma grande tendência: a dupla exposição. Essa técnica está em alta, apesar de não ser nova. A verdade é que muitas das técnicas de edição e fotografia que vemos hoje, nasceram bem antes da computação gráfica e obviamente o Photoshop existir.

Dan-Mountford98566979417132412

fotosdeduplaexposic3a7c3a3o2 (1)dupla-exposic3a7c3a3o-com-animais2

A dupla exposição ou múltipla exposição acontecia quando o filme (fotografia analógica) não girava corretamente e assim resultava em duas exposições no mesmo filme. Analisando os resultados, os fotógrafos perceberam que podiam ter fotografias incríveis, daí passaram a fazer intencionalmente, quando após a primeira exposição, rebobinavam o filme manualmente, e em seguida realizavam uma segunda exposição.

tumblr_nie27gaNAH1qav71eo6_1280revposter

Algumas câmeras profissionais da atualidade já possuem esse recurso embutido na câmera, se você possuir uma e quiser aprender, cliquei aqui.

A dupla exposição também pode ser vista em vídeo, como aberturas de seriados, clipes, promocionais, etc. Como é caso da abertura de True Detective, ou do clipe da banda The Peach Kings, e também do artista brasileiro Silva.

variety-4variety-6

No Photoshop é muito simples. O grande segredo está na composição e escolha de imagens. (É importante ressaltar que cada imagem deverá ter uma análise específica, dependerá de sua proposta). O efeito consiste basicamente em imagens sobrepostas, onde pode-se usar modos de mesclagens, opacidade, máscaras, enfim, diversas formas. Por isso resolvi mostrar de três formas diferentes em três partes. Confira nossa primeira vídeo aula de dupla exposição, onde iremos manipular e ter este resultado:

Dupla exposição

Confira também a parte 02:

E parte 03:

 

Eu espero que goste e poste nos comentários seus resultados!

Grande abraço e até a próxima! =D

Clique aqui para comentar ( )