Inspirações

Vídeos que todo o designer precisa assistir – Parte 1

Referência é vida! Dito isto, na minha opinião, um bom designer para além de ter uma estética visual de qualidade no seu trabalho, tem que ter referência do que lhe circunda. Tem que interessar-se pelo seu mundo e não só. Deve estar atento as ruas, aos modos de vestir e de se comportar. Ler os muros das cidades, as intervenções urbanas e a noite. Os tipos diferentes de pessoas e interações que as mesmas tem com os objetos, interfaces e serviços .

O design está muito além de ser apenas funcional e ter beleza, ele tem que pertencer à vida das pessoas e se adequar aquele período temporal e não só. É necessário perceber que ele também não anda sozinho. Noções de arte, de psicologia, etnografia, ergonomia, gestão, entre muitas outras áreas de estudo, acrescem um valor imensurável num mundo cada vez mais competitivo e com necessidade de pessoas versáteis, que compreendam o mundo com suas linguagens cada vez mais únicas e correlacionadas. Os designers entram aqui para criar a relação entre estes mundo e torna-lo apelativo, emocional e funcional.

Aqui vai um post com alguns dos vídeos que todo o designer deve assistir para nutrir esse ser que precisa ser constantemente alimentado. As referências são muitas e por isso dividi o post em 2 partes. Na próxima semana continuamos com mais vídeos inspiradores.

PressPause andPlay 

“We see more people, doing art, in more ways then never before” Seth Goldin.

Fala sobre a revolução digital que passamos na última década, que abriu portas sem precedentes a criatividade e ao talento, criando assim um mundo de oportunidades. Hoje, as facilidades que cada pessoa tem de poder ser criador do seu próprio conteúdo mudou o cenário do mercado para sempre.

Like knows Like  – Jessica Hische ( http://likeknowslike.com/ )

Se não conhece estes vídeos, pare tudo agora e comece a assistir. O Like Knowns Like é um projeto independente do cineasta Bes Berkhout e da fotografa Marije Kuiper. Eles criam pequenos documentários sobre pessoas que admiram como ilustradores, designers, bloggers, fotógrafos entre outros criativos famosos no mundo digital, onde contam um pouco da vida, trabalho e histórias pessoais de cada um.

Eu escolhi o documentário da lindíssima tipografa e ilustradora americana Jessica Hische, que tem um belo e conciso trabalho, cheio de significado e delicadeza.

Objectified ( http://www.dailymotion.com/video/k28zLqeNZ9nEgR5fIDf ) Filme completo

Objectifield é o segundo documentário da trilogia de Gary Hustwit sobre a nossa complexa relação com objetos manufaturados, e por consequência, com as pessoas que os desenharam. É um olhar sobre a criatividade que existe atrás de todos os objetos, desde a escova de dentes até os gadgets de tecnologia. Sobre os designers que reexaminam, reavaliam e reinventam o nosso ambiente manufaturado dia a dia. É um documentário sobre expressões pessoais, identidade, consumismo e sustentabilidade. Vale muito a pena assistir e repensar a nossa relação com os objetos que convivemos.

Urbanized

Este documentário é a terceira parte da trilogia de Gary Hustwit e fala sobre o design das cidades, pensa nas questões e estratégias por trás do design urbano e mostra a opinião de profissionais como arquitetos, planejadores, construtores, criadores de políticas urbanísticas e pensadores em geral, que encontram o desafio de estruturar o espaço público, a mobilidade, o desenvolvimento econômico e ambiental entre outras questões.

Logorama  

Este vídeo é para todos os designers de logotipos que vivem por aí. Uma animação de 15 minutos sobre a distópica Los Angeles, onde tudo e todos são feitos de logotipos. Produzido pela companhia francesa H5, foi vencedor do em 2007 do Academy Award na categoria de melhor curta de animação.

DREW:  The man behind the poster 

Se você gosta dos clássicos Indiana Jones, De volta para o futuro e Star Wars, você tem que conhecer a pessoa por trás dos magnificos posters dos filmes. Drew Struzan é o artista por trás destes trabalhos e da arte perdida de ilustrar posters a mão.

Helvetica 

Amada por muitos e odiava por outros, a Helvetica é um tipo universal que mudou o cenário visual das nossas vidas. Este documentário, o primeiro da trilogia do design dirigido por Gary Hustwit, celebra sua história, a razão da persistência e apelo universal que tem este tipo. O filme examina também como a tipografia e o design gráfico afetam a nossa cultura. Obrigatório para todos os designers.

Graphic design can change your life

A Geltalten é uma editora de livros alemã especializada em conteúdos sobre a cultura visual, design, arquitetura, fotografia e arte. É sem dúvida uma das minhas favoritas, por todo o trabalho que desenvolve para além da editora. A empresa, em 2007 criou a Gestalten TV e começou a produzir pequenos vídeos sobre personalidades do mundo visual que contam como mudam diariamente o cenário criativo. Você pode assistir aos vídeos aqui:  http://www.gestalten.tv/

Eu escolhi o vídeo de Erik Spiekermann, um renomado tipógrafo e designer gráfico que fala sobre o processo de desenhar tipos e suas analogias sobre a música e o ritmo.

Design is one: Lella & Massimo Vignelli

“If you can’t find it, design it.”

Os italianos Lella e Massimo Vignelli, são uns dos mais influentes designers do mundo. Seus trabalhos cobrem um amplo espectro que vai desde o design de produtos, ao gráfico, publicações, identidades corporativas, exibições, design industrial, design de interiores e de mobiliário entre outros, ganhando respeito internacional e diversos prêmios ao longo dos 40 anos de carreira. Foram sempre a frente do seu tempo, o que reflete em seus trabalhos originais e pertinentes ao passar dos anos.

Paula Scher: Great design is serious, not solemn

Paula Scher é sócia da Pentagram, uma das consultorias mais importantes no mundo do design. O trabalho de Scher é internaciolmente reconhecido e apreciadado sendo considerados parte da importante da história do design gráfico americano. Ela criou a identidade visual de empresas como a Microsoft, Moma (Museum of Modern Art), Citibank e Tiffany & Co entre muitas outras. Este vídeo fala sobre a sua criação e diversão em criar identidades e mostra muito dos seus trabalhos de início de carreira.

Consumed – Is Our Consumer Culture Leading to Disaster?

O que sabemos sobre o consumismo e o que ele faz com as nossas vidas? Esta é uma escolha controversa que fala, através de teorias da psicologia evolucionista, sobre o nosso apetite insaciável pelo consumo. É um olhar sobre o outro lado da moeda.

EAMES: The Architect and The Painter 

Uma dupla lendária no design é o casal Charles and Ray Eames. Eles produziram filmes, casas, livros e clássicos mobiliários do séc XX. São ícones do design industrial com um trajetória fascinante no cenário mundial do design. Este documentário capta a história de vida pessoal do casal, assim como o seu trabalho e o impacto que tiverem no mundo do design.

The design genius of Charles + Ray Eames 

Eames Demetrius, neto do casal, mostra nesse TED talk, filmes e arquivos raros sobre a vida e processo criativo destes ícones do design moderno.

Diana Vreeland: The Eye Has To Trave

Diane Vreeland, a sarcedotisa da moda ou fabricante de mitos como costumava ser chamada, foi um ícone da moda internacional, sendo colunista e editora da Harper’s Bazaar e da Vogue. Sua fama é dada por sua criatividade sem limites e um forte temperamento. Mudou o cenário da moda contribuindo nesta indústria por mais de 40 anos.

Art & Copy 

Um vídeo poderoso sobre a publicidade e a inspiração. Revela o trabalho e sabedoria dos mais influentes criativos da publicidade dos nossos tempos.

 

Clique aqui para comentar ( )