Inspirações

Vídeos que todo o designer precisa assistir – Parte 2

Mais uma seleção de vídeos que inspiram e ajudam a criar um referencial diverso e vasto a designers e não só. Se ainda não viu os vídeos da parte 1 é só clicar aqui!

Typeface

Em um tempo onde as pessoas carregam computadores para todos os lados, assistem vídeos enquanto andam nas ruas, o documentário Typeface vem explorar o declínio de um ofício analógico que inspira artistas da era digital. A história apresenta o The Hamilton Wood Type Museum localizado em Two Rivers, uma personificação da preservação cultural, do renascimento rural e da linhagem do design gráfico americano. No museu da-se o encontro de artesãos internacionais com artesãos já aposentados que juntos navegam na conversão do design moderno com as técnicas tradicionais.

Site do museu: http://woodtype.org/

Everything Must Change – Piet Zwart 

Um documentário sobre o designer holandês Piet Zwart (1885-1977). Pioneiro da tipografia moderna, Zwart foi influenciado pelo construtivismo e a De Stijl, além de também ser conhecido como fotografo e designer industrial.

Gostava de ser chamado de Typotect: uma mistura de tipógrafo e arquiteto. É um dos mais importantes ícones do conhecido design holandês pela versatilidade e inovação em trabalhar em diversas áreas e pelo pensamento racional e funcional que inseria em suas criações.

Milton Glaser: To Inform & Delight 

Para muitos Milton Glaser é a personificação do design gráfico americano. É conhecido por ser o co-fundador da New York Magazine e da famosa campanha “ I (heart) NY”. O documentário revela o retrato da sua marcante importância no design e do seu vasto leque de atuação. Do design de jornais e revistas, design de interiores, identidade visual, desenhos, pósteres e pinturas, Glaser faz-nos pensar no design de uma forma totalmente nova.

Erik Spiekermann | Typomaniac

Conhecido internacionalmente pelo seu trabalho como tipógrafo, designer gráfico e arquiteto de informação, Spiekermann fala neste vídeo feito para o projeto Creative Mornings, sobre um tema bem relevante: A tipografia para tela. Fala sobre a diferença existente entre tipos para impressão e tipos para web e como isto afeta a construção das marcas.

Don Norman e as 3 formas como o design te faz feliz 

Don Norman, autor de livros como “The design of everyday things”, “Emotional design: why we love (or hate) everyday things” e co-fundador the Nielsen Norman Group (um dos mais influentes grupos de pesquisa e consultoria no campo da usabilidade e experiência do utilizador), fala neste Ted talk sobre a sua teoria da emoção, o que faz os produtos serem bonitos e principalmente desejados pelos consumidores. Fala da psicologia, emoção, felicidade, ansiedade e principalmente de criatividade. Este vídeo é de 2003, rápido mas muito importante. Se você tiver mais tempo para aprofundar o assunto, pode assistir esta palestra de 2013 (dura aproximadamente 1h30 e começa a partir do minuto 9) https://www.youtube.com/watch?v=ZBwJTRTzhi4

Exit Through The Gift Shop

Um documentário necessário para quem aprecia a história do Street Art. Mostra o que acontece quando dinheiro, fama e vandalismo colidem. O filme do artista Bansky, conta a história de Thierry Guetta, um imigrante francês em Los Angeles e sua obsessão pela street art. Guetta documenta as ruas e o cotidiano turbulento das intervenções de vários artistas entre eles Shepard Fairey, Bansky e Invader.

Design & Thinking Official

“Try something, if it doesn’t work trough out and start again”

Um vídeo sobre o que é o design thinking, como funciona e como ele está mudando o pensamento e os métodos de abordar problemas através do design. Mostra como as empresas estão investindo nesta ideia para resolver situações, criar protótipos e aumentar a funcionalidade e eficiência dos seus produtos e serviços. Com o depoimento de designers, educadores, empresários, chefes, ciclistas, cientistas, políticos e cineastas, o filme mostra como repensar os modelos de negócio nos dias de hoje.

Just Like Being There 

Qual o poder que tem um poster para chamar a atenção das pessoas?

Os gig posters são uma junção perfeita para designers gráficos apaixonados por arte e música.

Neste vídeo, artistas como Daniel Danger e Jay Ryan, mostram como a criação destes posteres é muito mais do que uma carreira e sim um estilo de vida. Exploram a origem da cena e o seu atual estado, com entrevistas a artistas, bandas e diretores de galerias.

Design the New Business 

É um filme dedicado a investigação de como designers e empresários estão trabalhando juntos em novas formas de resolver difíceis problemas que os negócios enfrentam. O documentário examina como estão juntando forças ao trazerem uma abordagem internacional de designers de serviços, educadores especialistas e empresas que incorporaram o design como parte do seu núcleo de abordagem empresarial.

Bill Cunningham New York 

O lendário fotógrafo de moda da New York Times, Bill Cunningham é um obcecado e inventivo cronista visual das tendências da moda expostas nas ruas de New York. Neste documentário você poderá conhecer mais sobre a vida, o trabalho e as celebridades que, como diz Ana Wintour, “ Vestiam-se especialmente para o Bill”.

Why Beauty Matters

O filosofo Roger Scruton explora o conceito de beleza, perguntando o que faz um objeto bonito – seja na arte, na natureza ou na forma humana – e examinando como nós podemos comparar diferentes julgamentos sobre beleza, quando é evidente ao nosso redor, que os gostos variam muito. Existe algum julgamento correto sobre a beleza? Qual o seu sentido? Todas estas questões são repensadas neste documentário.

Tim Berners-Lee: The next web

Se você quer saber alguma coisa sobre a web, este é o cara para ouvir. Tim, foi o inventor da World Wide Web (WWW). Ele lidera a World Wide Web Consortium (W3C) que cria os standarts do que utilizamos na web. Em 2001 ele vislumbrou a então chamada “web semântica”, uma versão evoluída da web, que possibilita as máquinas serem muito mais inteligentes e intuitivas.

Neste vídeo ele fala sobre a tecnologia dos dados vinculados (linked data) e como a informação pode ser reenquadrada, como que as pessoas e as máquinas podem explorar a web de dados.

 

Stefan Sagmeister | Happy design

Mais um Ted Talk agora com o famoso designer gráfico Stefan Sagmeister, que fala sobre como os momentos de felicidade inspiraram o seu trabalho e como o design e os produtos estão relacionados com a forma que experienciamos a felicidade. Uma perspectiva enquanto designer e outra enquanto utilizador.

The Futures | James Noble (UX digital Agency Carter)

James Noble, está envolvido na abordagem heurística através do user experience design (UX), user centered design (UID), marketing e comunicação global por mais de 16 anos. Possui um amplo conhecimento no mundo digital, no design, criação de aplicações, estratégias digitais e plataformas integradas de negócio.

Neste vídeo, Noble fala sobre a sua premiada empresa Carter digital – http://carterdigital.com.au/ , sobre o futuro do UX e como conduz os seus projetos de forma inovadora e abrangendo conhecimentos de várias áreas.

Infographic Thinking | Workshop with Francesco Franchi.

Um vídeo bem curtinho sobre um tipo de trabalho pouco abordado, mas cada vez mais importante. O designer editorial e de informação Francesco Franchi, que trabalha como diretor de arte na revista IL (Intelligence in lifestyle), fala sobre o processo de criação de infográficos. Comenta sobre a importância de associar novas linguagens a escrita para aumentar o entendimento de artigos e histórias.

Veja mais sobre o trabalho do designer aqui: http://www.francescofranchi.com/

Clique aqui para comentar ( )