Publi e MKT

Visa lança série de filmes privilegiando o samba

Em época de copa fica meio difícil falar de alguma coisa que não envolva o tema, mesmo que eu queira, a mídia toda gira em torno disso e consequentemente a propaganda Brasileira não podia ficar de fora. Nesse momento entra em campo a chamada propaganda oportunista ou sazonal, que aproveita determinados períodos do ano predefinidos, como carnaval e natal, ou eventos importantes como a copa, para criar peças institucionais, seja ela impressa ou até mesmo filmes para TV, cinema e Internet.

E esse foi o caso do cartão Visa que lançou a campanha “The Samba of the World”, que nem preciso descrever sobre o que se trata, já que esta implícito no titulo. Com assinatura da AKQA, o projeto conta com 32 cineastas vindos de cada um dos países participantes da Copa que montaram curtas baseados na máxima de que o mundial não é exclusividade Brasileira. A trilha sonora de todos os curtas fica por conta do samba “Maria Caipirinha”. Abaixo você pode conferir imagens da versão Brasileira e Inglesa dos filmes.

Pertinência no Conceito

Para mim as peças passam aquela vibração e emoção da copa de forma clara e objetiva e que ao mesmo tempo mostram a regionalidade e particularidade dos países envolvidos tudo dentro de uma mesma harmonia e conceito de copa do mundo.

Na versão Brasileira vemos uma mistura de tudo que somos, carnaval, mulheres e samba, verdadeiras paixões nacionais misturadas a belas imagens de felicidade e mistura de raças, gêneros, idades e sexos. Tudo isso passa a imagem positiva daquilo que somos e o que devemos transmitir ao mundo em meio a alegria e mistura que a copa representa.

Na versão Inglesa, vemos incialmente aquela sobriedade, frieza e seriedade típicas do povo mostradas através de um idoso em sua rotina, que pega um ônibus em época de copa e em meio aquela falta de cor cotidiana pega seu jornal e começa a ler. Somos então levados ao ambiente da copa através de um menino trajando um chapéu similar ao do senhor mas trazendo toda aquela felicidade de uma criança misturada a copa do mundo. A mesma diversidade que permeia o filme Brasileiro é incorporada ao filme trazendo tom que o momento existe e a mensagem de marca importante a ser mostrada: visa te faz presente em todo lugar. Com certeza um bom filme institucional e uma boa ação de marca, parabéns aos envolvidos.

Assista ao filmes:

Versão Brasileira:

Versão Inglesa:

Clique aqui para comentar ( )