Imagem: Fotolia
Freela e Startup

Vive fora ou tem clientes no exterior? Saiba a melhor forma de enviar/receber dinheiro!

Imagem: Fotolia

A forma mais econômica de realizar conversões de moeda!

O sonho e ambição de muitos freelancers é poder receber em dólares ou euros! Esse sonho pode virar um verdadeiro pesadelo quando é preciso converter os valores. O IOF de 6,38%, a cotação turismo e as taxas altíssimas de bancos podem sugar grande parte da sua renda! Também sofrem desse problema os freelancers que vão se arriscar em outros países mas mantém clientes no Brasil… na hora de enviar os reais para o exterior uma boa fatia é abocanhada pelas taxas.

Mas não se preocupe! A dica de hoje serve tanto para quem precisa enviar reais convertidos para o exterior (e isso abrange não somente freelancers, mas também turistas e intercambistas!) quanto para quem precisa receber moeda estrangeira em sua conta brasileira.

Conheça o TransferWise!

TransferWise é um serviço de transferência internacional de dinheiro lançado em janeiro de 2011 pelos estoneanos Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, que já foi diretor de estratégia do Skype. Tem sede em Londres e escritórios em Talim e Nova Iorque. O funcionamento da empresa é bastante inteligente. O dinheiro não atravessa fronteiras! Por exemplo, se você quer enviar dinheiro do Brasil para os EUA, o site gera um boleto de um banco brasileiro. Eles têm uma parceria com o MS Bank, impostos já estarão incluídos (é tudo legal) e não há taxas extras. Você paga esse boleto normalmente em qualquer casa lotérica, no seu banco ou pela internet. Ao receberem o dinheiro eles fazem a conversão para dólar e transferem o montante de uma conta deles no país de destino para a conta final. O dinheiro não vai diretamente do Brasil para fora. Além disso, como o serviço é realizado pela empresa, a cotação é comercial e não aquela cotação chamada turismo.

Saiba como utilizar

É bem simples! Primeiramente você precisa criar uma conta. É muito rápido, dá para utilizar até o mesmo o Facebook ou Google Account para completar dados e realizar login. Também é possível conectar ao seu PayPal. E uma surpresa: se você utilizar ESSE CONVITE, sua primeira transferência de até R$2.000 é totalmente livre de taxas! Nas transferências futuras o site irá cobrar uma taxa de serviço, mas é muito baixa, 2,5% (você pode conferir as taxas AQUI). Compare à um serviço de banco comum que seria 6,38% somente do IOF + taxas de conversão + taxa do banco + cotação turismo + taxas altíssimas para sacar em outros países… No banco custaria cerca de 8 vezes mais; a diferença é discrepante!

Agora que já tem sua conta você está pronto para receber e enviar dinheiro!

Para enviar reais para o exterior você irá precisar de uma conta no destino. Pode ser a conta de qualquer pessoa que você tenha confiança… um parente, um amigo. Depois é só pedir para a pessoa sacar o valor.

Para receber dinheiro de clientes gringos você deverá cadastrar a conta do seu banco brasileiro e gerar um requerimento que será encaminhado por e-mail para a pessoa com as instruções de pagamento.

 

Quanto tempo demora?

Esses processos demoram um pouco pois, como dissemos, o dinheiro não atravessa diretamente de um país para outro, então o TransferWise depende dos bancos de origem e destino. Geralmente demora cerca de 3 dias úteis. Não é instantâneo, mas também não é tanto tempo!

Durante todo o processo você é notificado por e-mail e pode acompanhar pelo site ou aplicativo. Se tiver qualquer dúvida ou ficar ansioso (como fiquei a primeira vez que usei) pode entrar em contato com eles porque são muito rápidos e solícitos!

E se você não domina bem o inglês, pode ficar relaxado. É possível configurar o site para português clicando AQUI. :)

Quais as conversões possíveis?

Euro, real, libra, dólar, iene… São várias as possibilidades de conversão! AQUI você pode conferir todas as moedas aceitas.

 

E se você conhece alguém que vai viajar/morar no exterior ou que tem clientes fora não deixe de compartilhar este artigo ou marcar no post! :)

 

Obs.: Pessoal, parece até que trabalho para eles haha Mas, não! Sou apenas um cliente super satisfeito mesmo. Já utilizei o serviço 10 vezes até o momento e é realmente bom. Na vida de um viajante e nômade digital é um verdadeiro achado que merece ser compartilhado!

Clique aqui para comentar ( )