capa materia
Freela e Startup

Você e Steve Jobs podem ter muito em comum.

capa materia

Os dias 24,25 e 26 de julho a partir das 18h o Auditório da Rede Gazeta, em Vitória será o cenário para estudantes, empreendedores e profissionais inovar, emponderar-se e empreender. O local sediará o Design Thinking Weekend, que após passar por Juiz de Fora (MG), Florianópolis (SC) e pelo ABC Paulista (SP) chega a vez de Vitória (ES).

Com uma metodologia inovadora, que foi desenvolvida no Vale do Silício (EUA) e utilizada por Steve Jobs, o Design Thinking quer possibilitar que os participantes possam desenvolver projetos reais nas 30 horas de imersão. Essa técnica é usada a mais de 20 anos pelos engenheiros da Apple para o desenvolvimento da equipe de produtos e serviços.

Durante o evento, os projetos desenvolvidos partirão das premissas – empatia, colaboração e experimentação, e passarão por etapas que vão desde a busca pela criatividade, pesquisa, teste até a apresentação final dos trabalhos para os jurados. O evento conta com uma programação que proporcionará o networking, por meio de palestras, rodas de conversas e ainda premiação para trabalhos de destaque. Os organizadores pretendem reunir cerca de 120 entusiastas da inovação, publicidade, criatividade e do design.

O que é o Design Thinking?

É um modelo mental, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas através de um olhar humano. Ao baixar as barreiras da hierarquia e do pensamento exclusivamente cartesiano, o Design Thinking oferece um espaço para as idéias emergirem sem pré-julgamentos, fazendo com que o nosso cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto, e, a partir daí, enxergar futuros desejáveis.

PROGRAMAÇÃO (Fases do Design Thinking):

  1. Warm Up ?  Em busca da Criatividade Perdida, economia do Compartilhamento
  2. Desentendimento ? Fase de questionamentos e momento de divergência de pensamento.
  3. Pesquisa ? Momento de convergência de olhar e empatia.
  4. Ponto de vista ? Momento de convergência de pensamento
  5. Ideação ? Utilizando toda a capacidade do seu cérebro (pensamento lógico + pensamento abstrato) essa fase transforma a pesquisa e dados em direções estratégicas.
  6. Prototipagem ?  A fase de prototipagem é um momento de DIVERGÊNCIA, de gerar ainda mais ideias, de crescer o seu entendimento, de expandir.
  7. Teste/Iteração ?  Se você testar a sua ideia, deixar ela crescer fora de seu controle, sua ideia ganha vida própria, vira realidade e se revela para os outros.
  8. Apresentação ?  Este é o momento final do workshop em cada grupo fará um pitch de 5 minutos do seu projeto.Informações sobre o evento:
    Design Thinking Weekend

    Dia: 24/07 das 18h às 20h // 25/07 das 08h às 20h // 26/07 das 08h às 19h.Local: Auditório da Rede Gazeta – Rua Chafic Murad, nº 902, Ilha de Monte Belo, em Vitória.Inscrições pelo site: goo.gl/b7j81d
    https://www.facebook.com/edlobo?fref=ts
    Informações: edloboproducoes@gmail.com

 

Clique aqui para comentar ( )