Inspirações

Você está perdendo dinheiro

Se você é daqueles elitistas de plantão, é melhor nem ler o que está escrito aqui. Falar sobre publicidade e design para grandes empresas é fácil, afinal, a “glória” está ali, no Olimpo da comunicação. No entanto, devemos redirecionar nosso olhar para outro local além desse “Olimpo”, um lugar chamado planeta terra, no qual os meros mortais vivem. Não entendeu a metáfora? Leia o restante e veja o ponto de vista estabelecido.

O mercado de trabalho tem sido um tema bastante discutido por mim, já escrevi várias vezes sobre a complexidade de entrar no meio profissional da comunicação, e sobre todo esforço e dedicação válidos para se ter uma carreira sólida. Mas, você já parou para pensar que a culpa pode ser sua? Bem, não sei ao certo como definir a situação, mas depois que elaborei um trabalho acadêmico, minha mente começou a vislumbrar um outro mercado, esquecido e deixado a mercê de sua sorte.

Já ouviu falar nas pequenas e médias empresas? Sabe o varejo? Pois bem, aquelas logos horríveis e propagandas non sense são o resultado da falta de profissionais atuando em prol de um mundo sem comic sans. Quantas empresas de pequeno e médio porte existem no Brasil hoje? Milhares, milhares de milhares e muito mais do que você imagina. Por isso eu me questiono o porquê muitas dessas empresas não tem uma boa comunicação. Amigo(a), você está perdendo dinheiro.

“Falar é fácil, eu quero ver se o micro empreendedor vai pagar o valor justo pelo serviço.” Se é assim o seu pensamento, sinto informar, mas você está equivocado. Li alguns artigos e simplesmente mudei opiniões pré concebidas e cheias de achismos. O pequeno empresário não é o responsável por oferecer o serviço de publicidade/design, você é. Somos nós, comunicadores que mostramos o valor de uma marca, a importância para ele, não o contrário.

Vamos falar da realidade. Um micro empresário não vai pagar por uma identidade visual ou uma propaganda, os mesmos valores que o dono da Nestlé. Esse é o primeiro ponto. Eu agora te pergunto, se o cara não pode pagar dez mil reais por uma logo, é correto rejeitar o job, ou fazer de qualquer jeito? Claro que não. Você está apenas perdendo dinheiro.

Não vou entrar no assunto da desvalorização do profissional e do mercado, afinal, eu não disse para fazer de graça. Só para deixar claro, eu sou contra esse tipo de serviço, o do favorzinho e do “faz baratinho”.

O mercado de varejo, lojas de sapato, roupas, enfim, uma gama enorme de pequenas lojas de bairro precisam de nós comunicadores. Imagine um mundo em que os estabelecimentos possuam algo simples mas bonito de se ver? Chega a ser utópico, infelizmente.

Quando passar por alguma loja de esquina, comece a se perguntar “Será que eu posso melhorar as vendas deste lugar?” ou “Como seria essa logo se eu a fizesse?”. Comece a observar que em cada canto, cada esquina, alguém poderia ajudar o comerciante, ofereça o serviço e cobre o preço justo e compatível com a realidade do cliente e a sua. Comece a ganhar dinheiro.

Empenhe-se em aumentar as vendas da lojinha da esquina, um dia ela pode se tornar uma grande rede de lojas. O futuro é incerto, mas eu arriscaria tudo pela incerteza de algo pelo qual eu acredito. Sou louco? Talvez. Mas nunca me contentei em ficar esperando as coisas darem certo, faço minha parte e corro atrás. É um clichê, porém, simples e eficaz.

Para finalizar, gostaria de dizer que podemos não conseguir mudar o mercado, mas se mudarmos nossa mente vamos chegar muito longe. Cabe a cada um ir atrás de metas estabelecidas. Não deixe de se valorizar, no entanto, nunca despreze qualquer job, seja grande ou pequeno, faça-o com amor e dignidade. Sabe o motivo pelo qual perdemos dinheiro? Vou falar de dois apenas, são eles, cobrar barato demais e deixar de fazer o job por ACHAR que o cliente não vai pagar.

Se não soubermos vender, me desculpe, algo está errado.

Vá e venda. Que estas três palavras fiquem em sua mente.

Até a próxima. E lembre-se, pare de perder dinheiro, vá e venda.

Clique aqui para comentar ( )