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Publi e MKT

Você sabe o que é Growth Hacking? Pois deveria…

Enquanto muitos se preocupam em desenhar os novos moldes de implantação do marketing atendendo aos anseios da era digital, nas startups do Vale do Silício, especialistas já anunciam uma nova tendência. Unindo multifunções de geeks e criativos, a nova cultura corporativa atropela os ensinamentos do lendário Don Drapper (Mad Man) e aposta no crescimento da empresa, em primeiro lugar, para depois alcançar as tão esperadas cifras. Para isso, reúne profissionais dos mais diversos setores para decifrar o produto, o processo e alcançar o melhor das pessoas num serviço engenhoso de vendas.

O termo foi cunhado pela primeira vez por Sean Ellis, em 2010, mas ainda é pouco utilizado no cenário nacional. Apesar de causar estranhamento, os hackers em questão não são piratas da internet interessados em máfias para virar o jogo da publicidade. O termo – assim como os profissionais – designam atalhos. Os hackers da web também buscam atalhos – nem sempre legais do ponto de vista jurídico – para alcançar seus objetivos. Esse é o pensamento principal. O método aposta na criação de novos caminhos e não tão óbvios para que as empresas cresçam rapidamente. E, como atalho, podemos destrinchar diversas ideias experimentadas com afinco infinitas vezes prezando pela criatividade e baixo custo com recursos, normalmente, desenvolvidos pensando em redes sociais. A palavra de ordem para esses profissionais é testar, como todo método científico bem executado. E de forma cada vez mais ousada e cruzando expertises de diversos segmentos sem abandonar o poder de interpretação dos dados. Se falhar, falhe pequeno, falhe rápido e tente outra vez.

GABY

Um bom exemplo de Growth Hacking veio com o surgimento do Twitter. A rede social foi criada para conectar gente, mas ao efetuar o login, os usuários nada encontravam porque ainda não seguiam outras pessoas. A taxa de aquisição do aplicativo era alta, mas a retenção era mínima. Pesquisas apontaram que usuários que chegavam a seguir pelo menos 10 outras contas tinham mais chances de permanecer na rede. Logo, para solucionar esse entrave, foi pensado no método de recomendação de seguidores. Um atalho para que a rede social fosse melhor aproveitada e a taxa de retenção, que aponta o real sucesso da ferramenta, fosse alavancada.

Se pararmos para avaliar – e deixarmos o preconceito de lado – hacker é o sujeito incansável na busca pelo conhecimento para solucionar problemas ou alcançar objetivos. O growth hacker vai utilizar esse know-how para o desenvolvimento da sua empresa. Para entender melhor essa forma de operar,  você deve, antes de qualquer coisa, pensar se o seu produto tem aceitação no mercado, ou seja, se ele é adequado ao interesse dos consumidores.

No ranking dos principais motivos para a falência de startups, em primeiro lugar consta o famoso “no market feed”, em outras palavras, o mercado não precisa do seu produto. Não hesite. Pergunte aos seus consumidores como eles se sentiriam se, de repente, não pudessem mais utilizar o que você oferece. Conhecer bem o produto é a base para que qualquer estratégia de marketing alcance o crescimento. Na hora de pesar a relevância do que você oferece, vá além. Não se limite ao alcance de aquisição. Para se manter no mercado, você precisa de retenção. Para traduzir esse raciocínio, pense em quantos aplicativos você já baixou em seu smartphone. Agora enumere quantos você realmente utiliza no seu dia a dia.

Growth Hacking - 1

Essa base de operação está intimamente ligada ao que te faz crescer. Atualmente, as empresas que conquistam mais sucesso no mercado não estão preocupadas em vender. Podemos perceber isso ao analisar o Facebook. A rede social já tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos no mundo e, apesar de oferecer incontáveis possibilidades de negócio, é gratuita. O reflexo vai direto para o bolso. No último trimestre de 2015, o Facebook fechou com alta de 51% na receita.

Toda empresa precisa descobrir sua métrica no processo para poder avaliar o seu desenvolvimento linear ou exponencial. Para avaliar o sucesso de um serviço como o do Airbnb, por exemplo, você utilizaria os números de pageview ou de reservas de quartos? Qualquer campanha deve ser pensada para as empresas ponderando qual o impacto para o crescimento do negócio. Esse questionamento é a chave para o Growth Hacking. O foco é sempre descobrir as melhores oportunidades e, para isso, o profissional deve ter muito conhecimento sobre o produto oferecido e, claro, sobre a melhor métrica para avaliar o desempenho.

O profissional que transita entre o marketing e o desenvolvimento dos produtos deve mergulhar na era da inovação para, com experimentações rápidas, ter um crescimento exponencial. Se antes o marketing tinha que descobrir uma forma de fazer com que as pessoas despertassem para desejar o seu produto, a função do growth hacker é pensar antes e já oferecer o produto que as pessoas querem.

Obviamente, não se pode limitar o trabalho apenas a profissionais de marketing. É essencial que se mude a cultura corporativa. Como bem disse Peter Drucker, “a cultura devora a estratégia no café da manhã”. É preciso unir criatividade, estatística e software para obter resultados de forma ágil, científica, inclusiva e, definitivamente, sustentável. Alguns mecanismos utilizados para aprofundar as técnicas de growth hacking são: o viral loop (fazer com o que o consumidor use e indique seu produto: o consumidor vê, instala, deseja compartilhar e compartilha fazendo uma propaganda fidedigna para os amigos. Automaticamente, outras pessoas vêem, instalam… muito comum em promoções de um mês grátis, por exemplo); aquisições pagas (como links patrocinados, Facebook Ads, Google Adwords); marketing de conteúdo; e-mail marketing; e SEO.

Think About

Quando somos crianças, nossos pais apostam na educação como chave para o futuro. Completamos o ensino médio, investimos tempo e dinheiro em boas faculdades, especializações, cursos de idioma e outras habilidades para construir uma carreira sólida e bem sucedida. No ramo empresarial, a lógica é a mesma. O Growth Hacking busca os melhores caminhos para seu crescimento de forma rápida e de baixo custo. Invista primeiro. Colha os lucros depois.

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