Publieditorial

World Design Rankings: a premiação dos designers no mundo

Recentemente, aqui no Design Culture, publiquei um artigo sobre o alguns dos projetos premiados na temporada anterior do prêmio A´Design Award & Competition.

Hoje, nesse início de 2017 trago pra vocês o Ranking mundial atualizado com os melhores projetos de design ao redor do globo, inclusive o Brasil que figura na 9a posição.

Mas antes de começar, preciso te contextualizar um pouco sobre o que é o World Design Rankings e como ele funciona com todos os seus critérios. E então, está comigo nessa? Então se prepara porque vem coisa boa por aí.

O que é Word Design Rankings?

O World Design Rankings ou Ranking Mundial do Design em Português, é uma graduação que contempla todos os trabalhos premiados no A´Design Award & Competition . Todos são separados por país baseado no número de competidores de cada um.

Sendo assim, o ranking se baseia na pontuação agregada entre 2010 e 2016 e conferida aos participantes do concurso. Por esse motivo, a organização do evento faz questão de enfatizar que os países não tem o poder de se juntar ao rank individualmente, os mesmos são nominados através dos designers que o representam.

A pontuação e a graduação conferida variam de 2 pontos ou mais, ganhando a “medalha de ferro” até 6 pontos ou mais ganhando a “medalha Platinum”, conforme o quadro legenda abaixo.

Os Designers Brasileiros no Ranking

Como eu disse anteriormente, o Brasil ocupa atualmente o 9o lugar com nada mais nada menos do que 25 Designers nos representando.

No Brasi contamos com:

  • 102 prêmios concedidos
  • 380 pontos no total
  • 7 Platinum
  • 22 Ouros
  • 30 Pratas
  • 22 Bronze
  • 21 Ferros

Com números tão animadores, nada mais justo do que destacar agora alguns dos Designers e seus respectivos trabalhos vitoriosos.

Mula Preta Design – Primeiro Colocado

Com um total de 14 premiações concedidas e 53 pontos, o Mula Preta Design participou do A’Design na categoria serviços de negócio ou Administração e teve trabalhos premiados de 2012 (ano de sua inscrição) até 2015. Vejamos então algumas de suas obras.

Images of Six – 2011

Abajour Images of Six, por André Gurgel

Mesa Baia Formosa – 2015

Mesa Baia Formosa

 

 

 

 

 

Mesa Baia Formosa, vista lateral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Banco de Serpentina – 2013

Banco feito de serpentina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aparelho de Som Bluetooth em forma de Apito – 2014

Apito Bluetooth

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fernanda Marques – Segunda colocada

Logo após a agência Mula Preta Design vem a Arquiteta e Urbanista Fernanda Marques com 11 prêmios recebidos e 47 pontos. Registrada no A´Design desde 2012, ela sempre concorreu na categoria Arquitetura ou Construção Civil. Vejamos os seus mais recentes projetos.

Lounge multiuso na garagem – 2012

Lounge Garagem Multiuso

Lounge Garagem Multiuso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazenda Boa Vista – 2015

Casa principal da Fazenda Boa Vista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Azulejos de parede Synapsis

Os azulejos vistos de perto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcelo Lopes – Terceiro colocado

Em terceiro lugar no ranking Brasileiro, Marcelo já ganhou 9 prêmios A´Design e obteve 33 pontos. Ele se registrou em 2012 e desde então vem concorrendo na categoria Design de Comunicação visual e gráfica. Vejamos seus projetos recentes.

Brinde de marca pessoal – 2013

Bolsa ID Visual Marcelo Lopes

Estampa Marcelo Lopes

 Iupy Sushi Bar – 2014

Iupy SushiBar visto de fora

Iupy SushiBar em seu interior

Anel masculino serpente Naja – 2015

Anel masculino Naja visto em detalhe

Anel masculino Serpente Naja

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses foram apenas os 3 primeiros para você ficar mais inspirado a participar deste concurso e um dia fazer parte do ranking mundial representando o país.

Mas, por hora, te convido a seguir esse link  para conhecer os demais ganhadores e explorar os seus respectivos trabalhos. Basta clicar em cima dos nomes e você vai ser redirecionado para a página correta.

Agora se você já se decidiu e quiser participar, se registre no link oficial do A´Design Awards & Competition  ou aguarde o meu próximo texto sobre o prêmio em Fevereiro onde vou dar todas as instruções para você inscrever o seu trabalho gratuitamente. Até lá!

Clique aqui para comentar ( )