Inspiração: ladrilhos hidráulicos

Inspiração: ladrilhos hidráulicos

Por Design Culture

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em ladrilhos hidráulicos, com toda certeza saberia identificar uma parede repleta deles assim que visse. Esse tipo de revestimento já fez parte dos lares de nossos pais, avós, parentes e amigos há alguns anos, e tem voltado a ser utilizado nos dias de hoje de maneira crescente e diversa, em modelos modernizados ou com estética idêntica aos ladrilhos mais antigos.

Mas o que são estes tais ladrilhos hidráulicos? Feitos artesanalmente em cimento branco, diabásio, quartzo e pó de pedra, os ladrilhos hidráulicos recebem este nome por passarem cerca de oito horas debaixo d’água para cura em seu processo de fabricação. São produzidos com a ajuda de moldes de ferro, com técnicas que não sofreram grandes modificações ao longo dos anos. Como resultado, as peças produzidas apresentam desenhos personalizados e conferem aos ambientes onde são aplicadas um estilo retrô e alegre.

Aplicados com mais frequência nas paredes de cozinhas e áreas gourmet, os ladrilhos hidráulicos atuam muito bem também em paredes inteiras, bancadas, painéis e pisos dos mais variados cômodos. Ao combinar os padrões gráficos e cores existentes nesse tipo de revestimento em um ambiente, busque torná-lo o elemento principal da decoração ou então harmonize-o com móveis, tapetes e acessórios do espaço por meio de uma paleta de cores em comum ou por estampas que não interfiram entre si.

Se você aprecia a estética mas não pretende aplicar o ladrilho hidráulico propriamente dito, estão disponíveis também no mercado adesivos que imitam tais azulejos. É uma opção válida para quem quer economizar e aplicar as estampas apenas em pequenas áreas de forma mais prática e sem o quebra-quebra de uma reforma.

Confira nossa galeria e inspire-se com formas de aplicar este revestimento em sua casa:

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

01 | 02 | 03

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A