Fotolia A Cultura GIF

A Cultura GIF

Por Marcos Torres

Fala criativos!

Vamos falar hoje de um assunto que já está enraizado na cultura atual: GIFs, pra que servem e como impactam a nossa indústria criativa?

GIF em sua infância

Antes de adentrar no assunto, podemos assumir que a sigla GIF significa “Graphics Interchange Format”, numa tradução simplificada seria algo como “Formato Intercambiável de Gráficos”, ou seja, um arquivo com imagens que mudam constantemente. A ideia da criação desse tipo de formato era possibilitar o envio de animações curtas em uma compressão de no máximo 256 cores, o que diminui o tamanho do arquivo de video em uma gigantesca proporção. Junte esse fator técnico com o contexto de uma época em que a internet estava recêm dando seus primeiros passos sendo a conexão mais fraca que um 3G de celular atual, o que gerou a necessidade de criar um arquivo mais “web-amigável” para videos e animações em sites.

Quem é nascido nos anos 90 ou antes de vai se lembrar bem dos antigos sites do Geocities que eram literalmente uma empilhação de GIFs diversos (refresque suas memórias aqui). Sendo um recurso utilizado por necessidade que hoje não existe mais (a internet hoje tem uma velocidade absurda se comparada a 20 anos atrás), é de se perguntar porque hoje utilizamos tanto GIFs quanto antigamente em sua concepção.

Atualidade

Umas dos aspectos mais aparentes e nosso mundo atualmente é a impermanência e instantaneidade, tudo é muito rápido e muito breve, talvez em um sentido mais metafórico o GIF combine totalmente com essa visão de mundo. Ele pode parecer obsoleto por suas limitações de cores, falta de áudio e curta duração, porém isso funciona muito bem em um contexto que temos uma dificuldade absurda de concentração e foco pelo excesso de informação que enfrentamos diariamente. É só entrar em um Tumblr para você compreender o que quis dizer: Você provavelmente irá parar em GIFs com autoplay e que duram segundos, mas passará reto pro videos que exijam que você aperte o play.

Não é apenas uma questão de comodidade e falta de atenção que fazem do GIF um sucesso atual, existe também muito um apelo emocional direto que os GIFs conseguem fazer melhor do que imagens e videos, por uma simples razão: O  loop. Vamos então dissecar o que seria exatamente um loop: Trata-se de uma animação de segundos que representa uma ação, um sentimento, uma emoção, uma lembrança, enfim a lista é longa.

Ao fazer esse link sentimental, temos aqui um fator interno muito importante que corrobora com o esse retorno do GIF na atualidade, porém não podemos esquecer que este tipo de arquivo foi um dos principais responsáveis por decolar a cultura de memes. É claro, memes estão ai antes mesmo da criacão da Internet, contudo é impossível negar o papel que o GIF tem na propagação de memes na atualidade, hoje os dois termos são quase que sinônimos.

Indústria Criativa

Hoje as empresas estão investindo mais do que nunca em mida de video e não é coincidência que o GIF entrou nesse “mesmo balaio”, hoje vemos direto empresas criando GIFs para mídias socias como Facebook, Instagram e Snapchat, não pela facilidade de disseminação e da possibilidade de “memeficação” que a mídia proporciona, mas por se tratar da linguagem que melhor se comunica com os jovens atualmente.

Não só o GIF tem diversas aplicações em termos de publicidade, quando pensamos em branding também vemos que sua aplicação pode colaborar para criar uma identidade visual com mais personalidade. Também não devemos esquecer que o GIF é a porta de entrada para qualquer um que almejar trabalhar na área de motion graphics / animação, visto que compreender os princípios da animação aplicados nessa mídia colaboram muito para adentrar nesse mercado.

Concluindo

O GIF está ai definitivamente para ficar enquanto não criarmos uma forma de linguagem que consiga ser tão direta, emotiva, dinâmica e compartilhável como essa. Caso você esteja interessado em criar os seus próprios GIFs , uma dica legal, independentemente de você estar em uma profissão criativa ou apenas praticar por hobby, é ter acesso a um banco de imagens. Pode parecer besteira, mas ter acesso á um banco de imagens pode fazer uma baita diferença na hora de juntar recursos para criar GIFs legais. Seja para estudo ou para trabalho, ter acesso a materiais de qualidade é essencial para a evolução de um profissional criativo.

E o pessoal da Fotolia faz um trabalho magnífico de curadoria de imagens e videos para você ter mais tempo para dedicar-se a seus projetos. Para quem não conhece, o Fotolia é um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes. Clicando nesse LINK você ganha 20% de desconto em suas compras, aproveite!

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A