Redes Sociais Como tirar proveito do Pinterest em suas estratégias de comunicação?

Como tirar proveito do Pinterest em suas estratégias de comunicação?

Por Victor Maia

Se você é nosso leitor frequente, já percebeu que trazemos para você dicas da importância de uma presença de marca nas redes sociais.

Além disso, dei algumas dicas para construir seu perfil no Facebook, Instagram e no Snapchat, três das redes sociais mais populares do mundo.

Mas agora o assunto muda um pouco.

Ainda continuo nas redes sociais e sua importância numa estratégia bem construída. Mas agora começaremos a pensar em nichos. Sim, segmentar suas estratégias é algo muito importante; pois aparentemente, não é todo mundo que irá comprar de você.

Afinal, por melhor que seja o seu produto/serviço, não é possível agradar a todos de forma unânime. Afinal, assim como toda rede social, ela demanda duas coisas: trabalho a longo prazo e atenção.

Por que apostar no Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que guarda alguns truques. Se o seu negócio é de nicho, possui um segmento bem específico, você deve ficar muito atento a essa rede.

Ela é uma das melhores redes para se compartilhar e construir cultura empresarial, além disso, suas interações são extremamente diretas; garantindo que você invariavelmente ganhe curtidas ou repins.

Veja algumas informações úteis sobre a rede:

infográfico porque considerar o pinterest

Alguns varejistas veem encontrando muito potencial na rede social.

E-commerce, empresas de gastronomia (restaurantes e lanchonetes), profissionais que atuam no ramo de casamento, moda e design de interiores em geral tem encontrado nesse rede o caminho para uma divulgação efetiva de seus serviços e produtos.

Irei enumerar alguns pontos interessantes para se considerar quando for construir sua estratégia.

1. Seja original

Quando digo em ser original, falo especialmente das imagens que serão utilizadas, as temáticas dos boards e também todas as possibilidades de construção diferenciada que a plataforma permite.

É importante entender bem o seu branding, saber a linguagem correta e como seu público espera que você se porte.

Ser original significa ser criativo e saber se comunicar diretamente com seu público. Engajar e participar, ou seja, ser social.

A fórmula ideal:

Original = Criatividade + Social

 

painel de perfil do Pinterest da agência Vaynermedia

2. Vá de infográficos

No mundo em que vivemos, o boom da informações é o que aparentemente mais nos suga.

O tempo de todos é escasso.

Queremos informações “mastigadas” e com o tempo, todas as estratégias de marketing começaram a se apoiar no marketing de conteúdo, e a melhor forma de exemplificar isso no Pinterest é através de infográficos.

Se você já produz bons conteúdos escritos, ou em vídeo, nada melhor do que detalhar algumas partes desse conteúdo num infográfico muito bem produzido.

infografico hubspot uso pinterest

A estratégia de redirecionar conteúdo é sempre muito válida.

3. Forneça conteúdo único

Quando falamos do atual estado da internet, uma coisa que precisamos entender é: conteúdo é rei e contexto é deus.

Onde e como você fornece conteúdo, dita todo o rumo de suas estratégias. Dependendo do seu segmento, sua estratégia de conteúdo no Pinterest será seu deus e seu rei.

Digamos que você seja um restaurante, recém aberto na cidade. Você pode atacar na rede através desses pontos:

1. Criar um board com receitas exclusivas para tentar em casa;
2. Um infográfico do caminho de produção do prato, desde a receita, passando pelo preparo e chegando a mesa;
3. O dia a dia do restaurante, divulgando a cultura organizacional e como seus colaboradores interagem.

Mas não são apenas empresas do setor de culinária que podem tirar esse proveito. Vamos dar outro exemplo.

Uma loja virtual de produtos de decoração de alto valor agregado, pode criar boards que realmente ditarão a estratégia como um todo.

1. Pode criar um board de seus produtos integrados em locais/decorações contemporâneas;
2. Dicas de como valorizar um ambiente com pequenas pecas decorativas;
3. Fotografias descritivas de cada produto.

Agora imagine, todos esses boards com os seus produtos, linkando para uma página de produto (caso você seja um e-commerce), ou para o seu site, caso você seja uma loja.

Enfim, a possibilidades em torno de conteúdo bem apresentado são várias.

4. Seja social

Mais do que nunca, no estado atual da internet, ser social é ter sucesso em suas estratégias.

Mas o que você entender por ser social?

Quando digo ser social, estou falando de realmente interagir. Separe alguns momentos do seu dia para viajar na rede, visitar outros perfis, dar likes em outros Pins, marcar pessoas e chamar usuários para colaborarem em seus boards.

Tudo o que você faz na sua vida diária para ser social, você também precisa fazer na rede.

Se seu conteúdo é chato e entediante, não adianta ser super sociável. As pessoas irão abandonar rapidamente sua página.

Por isso, ser social é a parte final que integra todas as estratégias. Não adianta de nada ser social se você não investir tempo o suficiente para deixar todo o seu conteúdo bem arredondado.

Agora, se você fez todo o investimento correto. Desenvolveu um bom conteúdo, está convidando seus clientes e parceiros para participarem de suas estratégias num determinado board; aproveite para utilizar também as hashtags.

Sim, assim como no Twitter, Facebook e Instagram; no Pinterest as hashtags ajudam – e muito – o seu conteúdo ser descoberto.

Faça sempre um bom benchmark de seus concorrentes e de referências na rede para saber como utilizar. Tenha um manual de boas práticas e não exagere.

Conclusão

Quando falamos em estratégia de mídias sociais, muitos entendem que devemos abraçar o mundo e, até mesmo, focar apenas no facebook.

Na verdade, a análise competitiva e principalmente, de onde a atenção de sua audiência está, é importante para a efetividade dessas estratégias.

Atenção é o principal para uma execução eficaz. Então se seu segmento tem potencial no Pinterest, acredite é lá que você deve focar, afinal foi uma das redes que teve um grande crescimento de usuários e atenção nos últimos anos.

Quais as redes que você tem focado suas estratégias?

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