Entre no mundo online com ferramentas apropriadas de marketing digital

Entre no mundo online com ferramentas apropriadas de marketing digital

Por Victor Maia

Este artigo foi uma sugestão do colega de trabalho Grant Lingel, que utiliza seus conhecimentos para ajudar diversas empresas a se desenvolverem de forma online. Suas dicas tem sido tão importantes, que resolvi publicá-las aqui para ajudar a você desenvolver suas estratégias online de forma precisa.

A grande questão do mundo atual não é a tecnologia. É o uso que fazemos dela. Afinal, tudo está na rede, contanto que você encontre o que procura. Por isso, é fundamental saber que informação desorganizada é a mesma coisa que desinformação (algo, aliás, que deve ser mais bem estudado!). Aí é que entra a reflexão sobre a importância das ferramentas do marketing digital.

Tudo que você precisa é usar as ferramentas certas e que têm ajudado outras empresas a melhorar seu ROI. O retorno sobre investimento, ou ROI (em inglês, “return on investment“) é uma métrica utilizada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

Existe uma tabela periódica dos Fatores de Sucesso do SEO, que fornece uma visão geral dos aspectos que afetam os rankings dos motores de busca, explicando todo o raciocínio por trás disso tudo.

Trata-se de um guia de alta qualidade que mostra a arquitetura do SEO que interfere diretamente no comércio digital.

Quando se entende que os motores de busca recompensam as páginas que combinam sinais para o aumento de ranking, a sua empresa estará mais bem posicionada para gerir esses sinais e ver se suas páginas atendem estes fatores para, então, gradualmente subir até o topo do Google SERPs (search engine results page).

Uma ferramenta primordial é o SEMRush para análise dos seus concorrentes.

O fato é que se você quiser sair na frente, destacando-se e falando diretamente com seus clientes, sem perdê-los para outros sites e blogs, você tem que realizar uma análise de concorrência.

Outra dica importante é a utilização de uma ferramenta de marketing digital da Moz chamada Open Site Explorer, que faz uma análise de SEO e SEM que vai ajudar você a explorar todo o site. Você pode usá-la para encontrar oportunidades de construção de links e descobrir onde você está sendo mencionado na web.

QuickSprout é outra ferramenta de marketing digital projetada para ajudar os profissionais de marketing B2B e B2C a melhorar sua busca e tráfego de mídias sociais.

Para otimização de busca, utilize a Ahrefs. Trata-se de um excelente instrumento para saber como obter mais tráfego de pesquisa no Google. A Ahrefs oferece, ainda, uma gama de informações que lhe diz praticamente tudo que você precisa saber sobre o seu site, o que você está fazendo corretamente, e como melhorar. Saber exatamente como as páginas web estão nos motores de busca é crucial se você quiser alcançar seus clientes.

Remove’em é outra boa dica para prever quantos links de baixa qualidade e textos âncora otimizados estão no seu site e se você está enfrentando problemas com o seu ranking.

Agora, para saber questões sobre velocidade, utilize o Feedthebot PageSpeed. Ele pode ajudá-lo a fazer o seu site ficar ultra rápido. Isto é crucial, porque 47% dos seus clientes vão deixar seu site se uma página web não for carregada em 2 segundos ou menos.

A velocidade do site definitivamente terá um impacto enorme sobre como suas páginas web serão posicionadas nos motores de busca como o Google.

Leituras úteis

Há muitos livros bacanas para ajudá-lo a implementar as melhores práticas de SEO e SEM. “A arte do SEO”, de Eric Enge, compartilha informações precisas e confiáveis que ajudarão você a entender o espectro completo do SEO: Search Engine Optimization.

Outra leitura fundamental é “The Ultimate Guide to Google AdWords”, escrito por Perry Marshall e Bryan Todd, junto com o especialista em AdWords e Google Analytics Mike Rhodes, que ensina o leitor a utilizar técnicas bem-sucedidas para escolher as palavras corretas para segmentar melhor o nicho que sua empresa quer atuar.

A segmentação local e marketing em mídia social juntos vão ajuda-lo a atingir as metas de  SEO e SEM.

“O sucesso com SEO e SEM”, de Brian Clifton, apresenta as métricas avançadas e como usá-las para melhorar o desempenho geral de suas páginas web.

Já “Advanced Web Metrics with Google Analytics” é para iniciados, para profissionais experientes que querem fazer um mergulho profundo em cada métrica do GA.

Chris Brogan, autor do livro “Google+ para negócios”, mostra como a rede social do Google muda tudo o que você sabe sobre Search Engine Optimization e marketing, bem como de redes sociais em geral.

Em “SEO Hack: How to Double Your Search Traffic in 45 Days”, de Michael Chibuzor, o leitor poderá aprender sobre o mundo das palavras-chave de cauda longa e como integrá-las em suas postagens no blog de uma forma que o Google irá recompensá-lo por isso.

Questão de gosto e de conteúdo

Com conteúdo de alta qualidade, os clientes vão conhecer, gostar e confiar em você, mesmo que permaneçam no controle das decisões que eles fazem. Se o seu conteúdo é útil o suficiente, eles estarão mais propensos a se tornarem seus clientes fiéis.

É por isso que 86% dos consumidores pulam anúncios de TV e 44% das peças de mala direta não são abertas. As pessoas querem um bom conteúdo que resolvem os seus problemas e apresentam os produtos e serviços certos para elas.

Para lidar com o comércio eletrônico, a empresa tem que entender como fazer SEO para suas páginas de produtos, página inicial e páginas de saída (opcional), bem como as melhores maneiras de fazer os comentários de clientes fiquem bem indexados pelos motores de busca.

Especialistas de marketing B2B (Business to Business) utilizam, em média, 12 diferentes táticas de marketing de conteúdo para melhorar a sua geração de leads e vendas.

Marketing on-line não é apenas sobre o Google AdWords ou SEO. Exige, sobretudo, uma compreensão mais profunda do usuário e o que impulsiona na sua tomada de decisão.

Talvez, seja por isso que a empresa conectada no mundo digital tenha que investir continuamente em aprender sobre o seu usuário e que tipo de ferramenta de marketing digital vai  ajudá-lo a conquistar mais e mais clientes.

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