Publi e MKT Mobile marketing – SMS

Mobile marketing – SMS

Por Jefter Barony

O SMS marketing existe há um bom tempo, dos anos 90 até hoje para ser mais direto, se consagrando como uma das ferramentas de mobile marketing mais eficaz. Aproximadamente 95% das pessoas leem as mensagens publicitárias enviadas via SMS, beneficiando muitas empresas, pois o custo é baixo e existem diversas empresas especializadas no ramo, além de entregar conteúdo a quem não tem um smartphone de última geração.

Veja a seguir 03 grandes motivos para o uso de SMS marketing.

01. Acesso em tempo real

Mandou, chegou. É assim que o sistema SMS funciona. Em tempos modernos o imediatismo se tornou parte do cotidiano, e pensando deste modo, nada melhor que o envio de mensagens, afinal, elas são instantâneas, baratas e certeiras. Em qualquer lugar que o target esteja, ou quase todo, ele será alcançado com sucesso.

02. 100% Compatível

Não importa o celular, seja ele um iPhone ou um Nokia 1100, a opção de SMS é nativa e compatível com qualquer sistema operacional e modelo de aparelho. Essa é uma grande vantagem, pois qualquer público pode ser atingido com total eficácia.

03. Mensuração

Uma grande vantagem para as empresas é que no SMS marketing os resultados podem ser mensurados. O sistema de mensagens possibilita ver o número de pessoas atingidas com o SMS enviado, trazendo informações valiosas para novas campanhas.

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Tipos de campanhas realizadas através do SMS marketing

01. SMS patrocinado

Essa campanha acontece quando o usuário responde à qualquer mensagem enviada e em em troca ganha algo, como por exemplo, bônus para o celular.

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02. Text To Win

Este modelo de campanha ocorre quando você é instigado a enviar algum código (palavra, número ou outro símbolo qualquer) para um número específico e em troca recebe alguma premiação instantânea. Vale também para sorteios e concursos do tipo: “a melhor frase ganha um carro, ou, envie a resposta correta e ganhe uma viajem.”

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03. SMS Broadcast

As operadoras usam este recurso para fazer “propaganda” de seus serviços ou produtos, sendo através deste canal que elas enviam promoções ou aqueles recadinhos para seus clientes. Esta é uma ação regulamentada pela ANATEL e NÃO pode ter publicidade.

Dica: Caso queira receber mensagens de sua operadora faça um opt-in (quando o usuário aceita receber as mensagens), apenas ligando para a central de relacionamento da sua operadora. Mas se você quer parar de receber essas mensagens, ligue para sua operadora e faça um opt-out (quando o usuário cancela sua assinatura de mensagens).

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04. Large Account (LA) ou Common Short Codes

A necessidade de globalizar o envio das mensagens trouxe o large account. O que ele faz? Simples! Ele substitui os números extensos de celulares por 4 ou 6 dígitos, facilitando a interação das operadoras com o consumidor.

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O SMS marketing se limita aos 160 caracteres, mas apesar da limitação o SMS na publicidade é simplesmente genial, afinal, podemos alcançar diversos públicos, em diverso locais, a qualquer hora, de forma barata e eficaz.

E você, gosta do recurso e utiliza em suas campanhas?

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