Inspirações

A importância de planear o seu dia

Esta semana fica aqui uma dica, que considero muito importante para o seu dia-a-dia, o planeamento.

Já pensou no tempo que perde num determinado trabalho, em reuniões, cafés e pausas, almoços prolongados ou mesmo apenas distrações nas redes socias. E se criasse um plano, com timings e objetivos a serem cumpridos para o dia.

Planear não é sinónimo de algo aborrecido e que irá perder muito tempo, mas sim, de conseguir cumprir objetivos que tinha em mente para o dia. Tempo é dinheiro e é preciso rentabilizar muito bem as horas dedicadas ao seu trabalho, e sem perder tempo com coisas sem importância. Portanto, se for o seu caso, experimente planear.

O planeamento poderá ser feito semanalmente ou diariamente, no meu caso, faço diariamente. Poderá ser feito no dia anterior ou no próprio dia.

Retire 10 minutos da manhã, quando chegar ao escritório, para o plano diário. Veja os emails, e analise os trabalhos urgentes que ficaram por fazer no dia anterior, ou algum que tem de ser entregue para esse dia. Reuniões, saídas do escritório por outros motivos e mesmo ginásio ou outras atividades (é importante para espairecer).

Anote o tempo necessário para cada atividade/ projeto e depois é dedicar-se a cumprir esse plano que traçou para o dia.

Poderá acontecer, não conseguir cumprir o plano, ou porque apareceu algo urgente que interrompeu a ordem de trabalhos ou simplesmente não consegui cumprir o tempo estipulado, no entanto, não desespere, poderá acontecer. Passe o que ficou pendente, para o dia seguinte. A experiência fará com que saiba quanto tempo irá demorar para cada trabalho, mesmo que aconteça alguns imprevistos.

Já teve apenas 20 minutos para concluir um trabalho e conseguiu. Outras vezes, 2 horas para o fazer, e gastou o tempo todo. O planeamento evita estas situações.

Não se esqueça de planear o seu fim de semana, para que não seja passado a trabalhar. É importante atividades de lazer para recuperar.

Portanto, comece a planear, caso não o faça.

Após alguns dias, analise se tem conseguido melhorar a sua produtividade e logo a sua motivação, já falado no artigo, veja aqui.

Clique aqui para comentar ( )