The New Gypsies_Iain McKell 7
Design

New Gypsies e seus lares além do comum

Um lar não é somente um espaço físico, mas algo de definição mais subjetiva do que estamos acostumados a pensar. Pode ser uma casa inteira, uma cidade, um cômodo ou um espaço aberto envolvendo laços afetivos, familiares, reflexões pessoais e experiências que tornam tudo único e carregado de uma personalidade com a qual nos identificamos.

Você pode fazer do seu lar qualquer lugar que quiser. Motivadas por essa ideia, muitas pessoas espalhadas pelo mundo optam por sair em busca de novas experiências consigo e com a natureza e fugir da rotina dos centros urbanos, vivendo em jornadas e fazendo de morada qualquer canto do planeta. Esse estilo de vida nômade é vivido por comunidades inteiras e pôde ser registrado ao longo de dez anos pelo fotógrafo Iain McKell no livro “The New Gypsies”. A publicação reúne fotos tiradas no período em que o profissional conviveu em tais grupos britânicos, entendendo sua cultura e hábitos de vida.

Mais hippies do que ciganos, os chamados “gypsies” não estão totalmente desconectados do mundo. Eles têm celulares, notebooks, contas no Facebook e até fazem uso de energia solar, mas escolheram uma forma de viver diferenciada, andando em traillers motorizados ou vagões puxados por cavalos. Mudam-se constantemente conforme a necessidade, montando acampamento em locais por eles estudados nos mapas das cidades por onde viajam. Cada lugar por onde acampam e passam acabam tornando-se seu lar temporário.

Além da área por eles apropriada para viver durante certa temporada, é também uma espécie de lar cada vagão que abriga os pertences dos gypsies e ajuda no deslocamento das famílias. Com estilo semelhante aos motor homes, porém bastante simples e improvisados, cada pequeno espaço tem estrutura em madeira coberta por tecidos ou plásticos na porta de entrada e teto. Alguns deles são decorados com arabescos e pintados em cores vibrantes, construindo uma estética peculiar – mostrando que há quem se sinta bem e seja feliz vivendo com pouco e fazendo de lar o lugar onde o coração repousa *.

* Uma referência à citação “Home is where the heart is”, presente na revista Home Sapiens #02, usada como fonte para esta publicação.

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06

Clique aqui para comentar ( )