Inspirações

PlanoB – A fé que inspira

Segundo Mary Lou Cook “Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos… e se divertir.” Ações criativas sempre chamam atenção e inspiram as pessoas. O Plano B é o Ministério de Jovens da Igreja Presbiteriana de Candeias localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco e usa da criatividade para atrair jovens e levar a mensagem de Deus por meio da comunicação visual. São vídeos, campanhas, flyers, cartazes, decoração de ambientes tudo associado a muita música animada, ações sociais e mensagens bíblicas.

O PlanoB é referência no sentido de criatividade e inovação de grupos Jovens cristãos por sair do tradicional e se aventurar na liberdade que há em Cristo, desenvolvendo projetos criativos e inspiradores.

Já falamos no Design Culture sobre a criatividade religiosa (Logos de Igrejas), Projetos do Mega Quartel de Design (Quartel Design) e Inspiração em Flyer do (Holy Creation).

O Plano B usa de conceitos criativos e materiais de comunicação visual para atrair e chamar atenção.

PlanoB

PlanoB

 

Excelente uso de tipografia e fotografia no desenvolvimento dos projetos sempre com conceito e um belo trabalho de briefing.

 

Conheça o PlanoB

Entrevistamos a Equipe do PlanoB para falar mais sobre o projeto.

1- O Plano B nasceu em 2008, como surgiu a ideia do projeto?

PlanoB: Guilherme Franco (idealizador do projeto), passou 1 ano no instituto bíblico “Palavra da Vida”, em Buenos Aires, e lá Deus colocou no coração dele um sonho de criar um projeto para jovens que pudesse ser relevante em seu bairro, no Brasil.

Então ele começou a desenhar num papel, um modelo de igreja no qual poderia atrair os jovens de seu bairro. Assim que voltou pro Brasil, Guilherme se reuniu com seus amigos mais próximos e confiáveis, e expôs seu sonho para eles. Com um grupo de mais ou menos 10 pessoas, o sonho começou a sair do papel.

2- Claramente, o Plano B usa e abusa de duas grandes áreas do design para a organização do evento. De modo interno identificamos Design de Interiores e para a comunicação visual do projeto identificamos o Design Gráfico, vocês contam com profissionais das áreas de Design e Publicidade para a organização dos eventos? 

PlanoB: Sim. Na nossa equipe temos voluntários na área de Design e uma pessoa que trabalha em tempo integral na área de Publicidade

3- De onde vem a inspiração para os temas e materiais desenvolvidos?

PlanoB: Hoje no Plano B temos uma equipe com uma média de 90 jovens, por isso a maioria das idéias sobre os temas e materiais veem da própria equipe.

4- Vocês se inspiram em alguns projetos nacionais e internacionais?

PlanoB: Nos inspiramos e gostamos e muito do trabalho da Missão Praia da Costa (Vilha Velha-ES), Igreja Bastista Central, Comunidade Videira, Hillsong, Willow Creek, Mars Hill Church, etc.

5- Soubemos que vagas são abertas para a área de comunicação do Plano B, como é o processo seletivo? O trabalho é voluntário?

PlanoB: Nós, do Plano B, estamos abertos para pessoas que queiram trabalhar no ministério, inclusive na área de comunicação, mas apenas serviço voluntário.

6- Desde de 2011, o Plano B é uma ONG. De qual forma a instituição ajuda e orienta jovens?

PlanoB: Os primeiros trabalhos desenvolvidos pela instituição (2010 e 2011), através de voluntários, foram nas áreas de saúde (fonoaudiólogo, nutricionista e assistente social), artesanato e esporte (capoeira, break dance, futebol e natação). Firmou-se uma parceria com outra ONG de Jaboatão, o Centro de Formação de Assistência Social (CEFAS), o qual cedeu o espaço poliesportivo (campo de futebol e piscina) para as crianças que faziam parte da Instituição Plano b. Em troca, as crianças do CEFAS foram assistidas pela Instituição Plano b na área de saúde. Além destas atividades, outras ações aconteceram pontualmente, em datas como dia das crianças, natal e outras.

Com o passar do tempo, estreitamos os laços com a comunidade, passando a acompanhar as reais necessidades a serem atendidas. Dentre as necessidades relatadas, pontuou-se a carência de oportunidades e perspectiva de um futuro profissional para os adolescentes e jovens, somada à defasagem do ensino formal. A partir desta realidade, surgiu a ideia de criar um curso que pudesse complementar a educação formal, visando preparar os adolescentes e jovens para cursos técnicos, possibilitando sua inserção em um mercado de trabalho que tem observado crescimento, principalmente na região metropolitana de Recife, que inclui Jaboatão dos Guararapes. A partir desta ideia, em 2012 nasceu o Plano Futuro Técnico – PFT. O projeto iniciou com uma turma de 30 alunos aprovados em processo seletivo, com carga horária de 720 horas/ano, nas quais os alunos assistiram aulas de matemática, língua portuguesa, geografia, história e ciências. Além destas aulas, os alunos receberam reforço escolar nas disciplinas em que tinham maior dificuldade e foram acompanhados nas áreas social e de saúde.

7- Como você ver a importância do Design para ações sociais e religiosas?

PlanoB: A gente vive hoje num mundo em que tudo tem um apelo visual muito forte, todo mundo batalha por um espaço na memória das pessoas. Com a igreja não é diferente, nós precisamos despertar nas pessoas o interesse de vir para os cultos e programações, ao invés de ir para outros lugares. E o design, e as mídias em geral, são fundamentais para passar essa ideia. 

8- Designer é o profissional que soluciona problemas, o Plano B desde o começo em 2008 já investia em Design? Caso não, você notou alguma diferença após a aplicação dos conceito de Design nas reuniões e apresentações, solucionando assim problemas de comunicação?

PlanoB: Desde o começo sempre tivemos essa preocupação, tínhamos voluntários na nossa equipe que cuidavam dessa área, fazendo vídeos, posters de eventos e tudo o que fosse necessário pra atrair os jovens e comunicar o que nós fazíamos por aqui. Hoje temos uma pessoa trabalhando em tempo integral com isso aqui, além da equipe de voluntários, e percebemos a importância cada vez maior de a igreja e os ministérios estarem presentes nas redes sociais, produzindo conteúdo de qualidade para se mostrarem relevantes e despertarem o interesse das pessoas.

O Plano B tem como principal objetivo,  transparecer e praticar os ensinamentos que Jesus passou aqui na terra. Como Jesus, queremos servir de coração, dispostos a pagar o preço, seguindo Seu exemplo, que pagou o preço por todos nós na cruz.”

“Nossa referência é Cristo. (João 8.58). A bíblia toda se resume em Jesus. No Antigo Testamento as histórias se encaminham para chegar até Jesus, e no Novo Testamento, Jesus se encaminha para mudar toda a história. Jesus é o começo o meio e o Fim.

Fonte: Imagens, vídeos: Planob.org

Clique aqui para comentar ( )