Design

Tipografia brasileira

Nós designers, sempre dedicamos um tempo especial durante a execução do trabalho para a escolha da família tipográfica que se adéqua ao projeto. Com ou sem serifa?Romana? Decorativas? Para cada job a escolha da tipografia deverá ser feita com clareza e sempre pensando no público-alvo e materiais.

No Brasil, temos registros de que a primeira tipografia  foi criada em 5 de janeiro de 1808 em Salvador/BA (neste caso fazendo associação ao local onde o material era impresso, geralmente em objetos de metal com formato de letras), porém apenas em 1634 em Recife foi publicado um opúsculo (uma pequena obra, quase um folheto), de título Brasilsche Gelt-Sack, por mais que de modo clandestino uma vez que na época era crime qualquer tipo de liberdade de pensamento tais como impressão de textos.

Ao passar dos anos e com a liberdade de expressão e artística, diversos profissionais passaram a atuar com projetos tipográficos iniciando em vernaculares (leia mais sobre vernacular aqui) até digitais, desenvolvendo tipos que ainda hoje são reconhecidos e motivos de inspiração.

Existem diversos profissionais tipógrafos reconhecidos no Brasil, tais como Cláudio Rocha, Priscila Farias,Tony de Marco que realizou um dos primeiros tipos digitais no país, Yomar Augusto responsável pela tipografia estampada na bola Jabulani na Copa do mundo de 2010 dentre outros.

Confira abaixo alguns projetos tipográficos desenvolvidos por Brasileiros com uma forte influência em nossa variada e bela cultura e inspire-se.

Fonte digital iconográfica, composta por símbolos e desenhos que figuram no lugar dos caracteres alfa-numéricos. do projeto  Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco.

Print

(Download)

Fonte scrivano, criada pelo designer capixaba Ricardo Esteves Gomes

21017

(Download)

Fontes: Cabeça, Contexto, Filezin, X-Tudo projetadas pelo Designer Gráfico e Mestre em Design pela ESDI- RJ Vinícius Guimarães

cabeça-contexto

 

Conheça o Crimestipograficos, projeto criado em Pernambuco pelo Estúdio Corisco Design

fontmap_sertoes fontmap_capoeira

(Download)

 Continue se inspirando com o livro Tipografia Popular Brasileira de Pedro Moura

1-1a30e61f52

(Download)

Fonte: 1, 2, 3, 4

Clique aqui para comentar ( )