capa_tamanho
Artes

Vamos falar sobre Minimalismo

Projeto por Antrepo

Fala criativos!

Hoje gostaria de falar sobre um tema muito recorrente tanto em design como em diversas outras áreas criativas. O minimalismo pode ser resumido como o estilo artístico que tem a grande preocupação em reduzir os elementos da mídia utilizada (artes visuais, música, vídeo) de maneira que ainda mantenha a mensagem. Motivos para se utilizar esse estilo são diversos e dependem muito do objetivo final. Em design, é muito comum ver a busca pelo minimalismo quando se trata de passar valores como modernidade, pureza, simplicidade, requinte e usabilidade.

Mas chega de papo e vamos ver aqui alguns exemplos de minimalismo em várias áreas:

Um projeto muito legal desenvolvido pela Antrepo se dispôs a fazer o exercício de imaginar embalagens famosas com design minimalista.

11

02

08

06

05

Com o sucesso desse primeiro exemplo, eles decidiram fazer um segundo exercício, dessa vez em 4 etapas de simplificação:

004

008

002

Na minha opinião, acredito que muito exemplos aqui são bem sucedidos em sua simplificação, enquanto outros vem a perda da identidade da marca, logo fica claro que o minimalismo não é a resposta para resolver todos os problemas em design, por isso é importante sempre estudar cada caso.

Agora indo para a área de design de produto, eis aqui um exemplo muito interessante de lâmpada de escrivaninha desenvolvida pelo estúdio Permafrost:

1

2

Essa coleção unisex de relógios criada pela AARK Collective também é um ótimo exemplo de minimalismo aplicado em objetos:

3 4

Na área de artes visuais, hoje temos grande artistas que compreendem como simplificar as formas e ainda sim conseguir transmitir a mensagem visada:

SephoraUS_image1

FDM_image4

A francesa Malika Favre possui um estilo muito marcante com poucas cores chapadas e o uso de contrastes e ilusão de ótica para criar suas composições.

5 6

Gavin Worth possui um trabalho incrível que utiliza apenas arame e um suporte de madeira, seu princípio é transmitir “simples momentos de humanidade”.

ekoa-1024x1024 ekod-737x1024

O graffiteiro Eko possui um ótimo trabalho que consegue ser clássico e contemporâneo ao mesmo tempo. O uso de uma paleta cromática limitada unido a formas geométricas bem pensadas gera ótimas pinturas.

A arquitetura é uma área que recorrentemente faz uso do estilo minimalista para oferecer soluções limpas, sofisticadas e práticas para os seus projetos, veja alguns exemplos:

7

Esse interior da Lila House em Silves, Portugal feita pelo arquiteto João Carriço.

8

Town House, projeto criado pelo estúdio sueco Elding Oscarson.

9

Por último esse projeto Twins de duas casas gêmeas feito pelo estúdio WOJR.

Fotografia também é uma área onde o minimalismo fica muito evidente, boas composições com o uso de poucos elementos e muito espaço negativo conseguem ser mais expressivas do que imaginamos:

A tree branch that has fallen onto fresh snow Galho na neve – Fotolia

minimalist graffity on the wall Parede pintada – Fotolia

Top view of ripe bananas on a bright pink background. Minimal style.

Banana – Fotolia

Um bom lugar para encontrar fotos minimalistas, tanto para estudo quanto para uso em seu layout, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhos diversos!

Claro, não falei aqui de todas as áreas artísticas, mas saibam e pesquisem por conta própria o minimalismo no cinema, teatro, música, entre outras mídias. Esse estilo, assim como vários outros no decorrer da história, está sempre indo e voltando enquanto tendência, contudo é sempre bom estar ciente do seu potencial e como explorá-lo. E nunca se esqueça: o minimalismo não é sempre a solução, mas uma delas.

Clique aqui para comentar ( )