Artes

Visite obras do artista Vhils no Brasil!

foto: divulgação (Galeria Clark Center)

Foi por acaso, caminhando um dia por Botafogo, que entrei pela primeira vez em contato com um trabalho do Vhils. O retrato gigante de uma senhora esculpido em uma parede! A obra chamou minha atenção e com uma pesquisa no Google consegui encontrar o nome do artista que até então eu desconhecia. Para quem ainda não o conhece, já foi feito um post aqui no Design Culture, A explosiva arte de Vhils, escrito por Priscila Vasconcelos que também mora aqui em Portugal.

Alexandre Manuel Dias Farto, aka Vhils, é português nascido em1987 em Lisboa. Seus trabalhos mais conhecidos são retratos que encantam pela técnica que utiliza martelo, espátula, cinzel e até mesmo explosivos para cravar as imagens em paredes. E encanta também pelo lado social já que os protagonistas de suas obras são moradores dos locais que visita por todo o mundo.

“Quando você crava o rosto das pessoas em um muro, você as faz se sentirem parte desse lugar.” Alexandre Farto

Logicamente, aqui em sua terra natal, é fácil topar com algumas de suas incríveis obras. Mas quem pensa que é preciso cruzar o Atlântico para ver ao vivo um de seus trabalhos está enganado. Vhils já esteve algumas vezes no Brasil por onde deixou sua marca. Vamos fazer aqui um mapa para quem quiser conhecer de perto suas obras.

Vhils esteve no Brasil em 2011, em São Paulo. Também esteve no país em 2012 quando realizou uma intervenção no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Em 2013 foi a vez da exposição Fragmentos no Clark Art Center, também no Rio. E no ano seguinte retornou ao Brasil com a exposição Incisão em Recife e Curitiba. Ainda em 2014, integrou as exposições coletivas Street Art – um panorama urbano na Caixa Cultural de São Paulo, Rio e Brasília e Do Valongo à Favela: imaginário e periferia no Museu de Arte do Rio onde também coordenou uma oficina de estêncil além de desenvolver intervenções no terraço do museu.

Iremos separar as obras por cidade e organizar por ordem cronológica.

SÃO PAULO

SP01

Maio de 2011. Galeria Vermelho: Rua Minas Gerais, 350. Parque das Flores.

 

RECIFE, PERNAMBUCO

recife

Novembro de 2014. Travessa do Arsenal de Guerra, 60. São José.

 

PIRAQUARA, PARANÁ

226

Março de 2014. Aldeia Araçaí.

 

RIO DE JANEIRO

rio01

IMG_6370-edited

rio03

Outubro de 2012. Ladeira do Barroso. Morro da Providência

 

rio04

Outubro de 2012. Centro Cultural Casa Amarela. Morro da Providência

 

rio 05

Outubro de 2012. Rua Rego Barros, casa 72. Santo Cristo.

 

rio06

rio08

rio09

Abril de 2013. Estradinha 1014, Ladeira dos Tabajaras. Copacabana/Botafogo

 

rio07

Abril de 2013. Rua Tenreiro Aranha, 2. Copacabana.

 

rio10

Abril de 2013. Rua Teresa Guimarães, 35. Botafogo.

 

Bônus!

No site oficial do artista, Vhils.com, existe uma lista com as obras que ele tem espalhadas pelo mundo. Porém, uma das obras não está listada. No terraço do MAR, o Museu de Arte do Rio, está o retrato de Edson da Silva Oliveiro, o Seu Edinho,  um dos moradores mais antigos do Morro da Previdência.

DSC02527

foto: 78rotacoes.com.br

 

Aqui temos um vídeo com o projeto que foi realizado no Morro da Providência durante a remoção de moradores para a construção do teleférico.

E por fim, uma dica: sigam o Instagram  @vhils porque os posts, principalmente os vídeos, são incríveis!

Conhece mais alguma obra dele no Brasil? Não deixe de comentar aqui :)


Fotos: Vhils.com

Clique aqui para comentar ( )