Capa
Inspirações

Construção do Manual de Normas – #3 – Reduções Mínimas Viáveis

Capa
Bom dia a todos, espero estar a ser útil com esta sequência de “postagens” e hoje vou continuar com a matéria do post anterior, relativo à construção do manual de normas de uma identidade, com a explicação do tópico #3 – Reduções Mínimas Viáveis.

A redução mínima viável, é a largura ou altura mínima a que se pode reduzir uma identidade. Tal como indica o próprio nome, quando se reduz mais do que é permitido reduzir uma identidade, esta torna-se inviável. O designer poderá escolher trabalhar com a altura ou largura da identidade, eu costumo sempre utilizar a largura.

Deverá de haver uma redução mínima viável para cada assinatura possível, isto porque cada assinatura terá dimensões (largura ou altura) diferentes. Neste caso, como existem 4 assinaturas possíveis, eu contemplo para cada uma assinatura, uma redução específica utilizando no mínimo duas unidades métricas, O milímetro para impressão e o pixel para monitor.

Para que servem as reduções mínimas viáveis?
As reduções mínimas viáveis servem para ajudar a que a identidade seja sempre interpretada correctamente, que mantenha sempre a sua força e a sua leitura a 100% independentemente do suporte a que seja aplicada.

Design Culture- Manual 1-11
Design Culture- Manual 1-12
Design Culture- Manual 1-13 Design Culture- Manual 1-14


ATENÇÃO,
ao contrário do pixel visionado a 100% no monitor, antes de chegar a um consenso sobre a redução mínima viável em milímetros, deverá de imprimir obrigatoriamente na sua impressora e fazer o teste de redução a olho nu. Deverá de colocar as assinaturas proporcionais com diferença de 2 a 3 milímetros (de largura ou altura) entre elas e testar até a assinatura perder legibilidade. Quando a assinatura se deixar de ler, tire a medida e proíba a utilização dizendo que é errado aplicar a identidade (<) inferior a essa medida. Este teste é super importante, não se limite ao monitor.

Preste atenção, já ouviu falar em higroscopicidade (capacidade que o papel tem em absorver a tinta)? Numa impressora normal a tinta cai no papel e dilata o ponto, por isso dê um desconto, pois em offset fica com uma melhor leitura…

Com este tópico de reduções mínimas viáveis, também pode chegar à conclusão que por exemplo a assinatura 4, tem uma maior redução do que todas as outras! Isto ajuda a quando necessitamos de espaço e podemos logo entender qual a assinatura mais funcional.

As reduções mínimas viáveis funcionam também para todas as outras variações de cores e aplicações possíveis. 

Espero que tenham gostado, no próximo post irei abordar o tópico #4 – Margens de Salvaguarda

#1 – Assinaturas Possíveis da Identidade
#2 – Positivo/Negativo
#3 – Reduções Mínimas Viáveis

 

Clique aqui para comentar ( )